google.com, pub-4979583935785984, DIRECT, f08c47fec0942fa0
top of page

1984 Resenha

  • Foto do escritor: Vinicius Monteiro
    Vinicius Monteiro
  • 11 de out. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 25 de out. de 2024

1984 Resenha, 1984, George Orwell, blog resenha geral, blog da resenha, resenha crítica de artigo, resenha geral, resenha significado, livro, literatura, leitor, obra literária, resenha, crítica, resenha de livro, crítica de livro, blog de livro, blogs de livros, leitura, site de livro, site de livros, livro de leituras, crítica literária, leitor, leitura, frases facebook, frases de facebook, frases para facebook, frases instagram, frases para whatsapp, frases tumblr, frases para instagram, frases twitter, frases para perfil, frases para foto sozinha, frases para status, frases tumblr amor, frases para face, frases para o facebook, frases de amor tumblr, frases para fotos sozinha, frases de indiretas, frases tumblr para fotos, frases para twitter, frases para orkut, frases bonitas para facebook, frases para foto, frases para status do whatsapp, frases de superação, frase, frase de livro, citação, citação de livro, trecho, trecho de livro, análise, análise de livro, análise literária, dica de livro, indicação do livro, livro versus filme, diferença entre livro e filme, diferença entre o livro e o filme, ebook, kindle, kindle ebook, amazon kindle, ibooks, kindle books, kindle unlimited, amazon books kindle, amazon books, ebook kindle, amazon fire, nook, frase de amizade, frase de felicidade, frase de efeito, frase de motivação, livro versus filme, livro vs filme, diferença entre filme e livro, diferença entre livro e filme, livro e filme diferenças, frase do dia, livro de ficção científica, livro de ficção, livro de humor, livro de fantasia, livro de comédia, livro de ficção científica fantasia, livro de aventura, biografia, autobiografia, memórias, livro de memórias, graphic novels, quadrinhos, quadrinhos resenha, história em quadrinhos, graphic novel, natalino, livro natalino, natalino, nacional, livro de nacioanl, conto de fadas, contos de fadas, crime, livro de crime, psicologia, livro de psicologia, manga, resenha de manga, manga resenha

★★★★★

O trabalho de Winston, o herói de 1984, é reescrever artigos de jornais do passado, de modo que o registro histórico sempre apoie a ideologia do Partido. Grande parte do Ministério também destrói os documentos que não foram revisados, dessa forma não há como provar que o governo esteja mentindo. Winston é um trabalhador diligente e habilidoso, mas odeia secretamente o Partido e sonha com a rebelião contra o Grande Irmão.


Publicado originalmente em 1949, este clássico de George Orwell é uma obra fundamental sobre opressão e totalitarismo e possibilita inúmeros paralelos com o momento que vivemos. Narrado em terceira pessoa, o livro traz a história de Winston no ano que dá nome à obra, em Londres, pertencente à Oceânia, superpotência controlada pelo Partido, governo totalitário comandado por seu líder e símbolo, o Grande Irmão.

A obra funciona como uma sátira da sociedade e do contexto do autor, que escreveu o livro no período entre o fim da segunda guerra mundial e o início da guerra fria. Em ‘1984’ acompanhamos uma sociedade totalitária, pautada no controle de ações, comportamentos e da linguagem.


A escrita de George Orwell me chamou atenção em certos momentos. Ao mesmo tempo que sua escrita traz simplicidade em suas palavras, há momentos de maior intensidade e de sensibilidade, inclusive na relação entre Winston e Julia. Há certo romantismo entre eles que não esperei encontrar durante a leitura, e fiquei surpresa com a narrativa delicada e quase poética de Orwell nesses momentos.

O ritmo da leitura não é rápido e frenético, o que não significa não ser uma boa leitura ou até mesmo desinteressante, mas confesso que em alguns momentos eu me peguei achando a leitura chata. A trama traça um ritmo em que você fica imerso na história e preso a ela, mas em alguns momentos eu fiquei distante, para mim o ritmo vacilou um pouco.


Eu curti muito '1984' devido a sua construção psicológica da trama. A maneira como o Partido consegue influenciar a mente dos indivíduos que garante poder a ele, chega a ser aterrorizante, o pior é ver o que o ser humano passa a ser quando tomado por uma verdade distorcida. Essa obra consegue ser tão atual, que é inevitável não se pegar pensado nos dias atuais.

'1984' não é apenas uma crítica aos governos totalitários, mas um alerta sobre a corrupção e subversão do homem mal a que está submetido quando exposto aos seus piores temores. A obra de George Orwell continua atual no que diz respeito aos perigos sofridos pelo homem quando suas maiores fraquezas são expostas e quando há o inesgotável desejo de poder aliado à mais profunda crueldade da própria alma humana.




Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
bottom of page