It: A Coisa Curiosidades do Filme
- Vinicius Monteiro
- 15 de nov. de 2024
- 8 min de leitura

"It: A Coisa" é uma adaptação cinematográfica do clássico romance de Stephen King, dirigido por Andy Muschietti. O filme nos leva à pequena cidade de Derry, Maine, onde um grupo de crianças, conhecidas como "Os Perdedores", enfrenta um terror ancestral: o palhaço Pennywise.
Quando crianças começam a desaparecer misteriosamente em Derry, um grupo de amigos descobre que um ser maligno, capaz de assumir a forma de seus maiores medos, está aterrorizando a cidade. Liderados por Bill Denbrough, os jovens se unem para confrontar Pennywise, uma criatura que se alimenta do medo e retorna a cada 27 anos para causar caos.
Atenção, spoilers à vista! Prepare-se para se aprofundar ainda mais no universo de "It: A Coisa". Descubra curiosidades incríveis que vão te deixar ainda mais fascinado por esse clássico do terror.
Jack Dylan Grazer (Eddie) foi o primeiro de todas as crianças a trabalhar com Bill Skarsgård (Pennywise). Durante a cena, Grazer chorava e engasgava enquanto Skarsgård estava bem na cara dele gritando e babando. Skarsgård estava genuinamente preocupado com Grazer e depois que a cena terminou, perguntou se ele estava bem. Grazer olhou diretamente para ele e disse: "Amei o que você está fazendo com o personagem!" Skarsgård ficou confuso e impressionado com a atitude de Grazer, chamando os atores mirins de "pequenos profissionais".
Sophia Lillis diz que teve que ficar em cima de uma caixa em algumas cenas, pois, com apenas um metro e meio de altura, ela é a mais baixa do elenco.
As próteses de dentes que Bill Skarsgård usava como Pennywise o fizeram babar profusamente. O diretor Andy Muschietti gostou disso, pois a baba aumenta a natureza voraz de Pennywise.
Pennywise tem apenas quatro minutos de diálogo em todo o filme.
Algumas linhas de diálogo foram improvisadas pelos atores. Grande parte das brincadeiras de Richie / Eddie era improvisação.
It: A Coisa é o filme de adaptação de Stephen King de maior bilheteria até hoje.
Quando o filme foi lançado na Alemanha e na esteira da bizarra controvérsia na Rússia sobre a reclamação de Ronald McDonald / Pennywise, o Burger King Deutschland assumiu a responsabilidade de provocar seu rival, McDonalds, dando uma mensagem improvisada no final do filme que diz: "A moral é: nunca confie em um palhaço", que é acompanhado pelo logotipo do Burger King. O público ficou perplexo e divertido. Foi brincado que o filme se tornou o anúncio mais longo do Burger King de todos os tempos.
Enviado para os cinemas sob o codinome "POUND FOOLISH", um oposto ao de Pennywise.
De acordo com o diretor Andy Muschietti em entrevista à GQ, duas das cenas mais difíceis de filmar foram a cena do bueiro com Georgie e Pennywise e a cena do porão inundado com Bill e Pennywise. Essas cenas envolveram muita água e muitos elementos cruciais de tempo.
It: A Coisa arrecadou US$ 123 milhões em seu fim de semana de estreia na América do Norte, facilmente um recorde para um filme de terror e mais que o dobro do recordista anterior Atividade Paranormal 3 (2011), e também a segunda maior abertura com classificação R de todos os tempos, atrás apenas de Deadpool (2016).
Na época do lançamento teatral deste filme, em Lititz, Pensilvânia, houve uma brincadeira que envolvia uma série de balões vermelhos amarrados a grades de esgoto por toda a cidade, imitando uma das capas de livros do romance "It". A brincadeira assustou os cidadãos, incluindo a força policial de Lititz.
Bill Skarsgård realmente foi capaz de sorrir de uma maneira tão estranha que realmente intrigou o diretor e agora é o sorriso icônico de Pennywise. Skarsgård originalmente desenvolveu o sorriso quando era criança e estava tentando assustar seus irmãos.
(por volta dos 25 minutos) Na cena de Ben na biblioteca, uma das fotos do livro de história de Derry é na verdade uma foto da Guerra Civil de soldados mortos em Gettysburg. Eles fizeram photoshop dos ovos de Páscoa ao redor dos cadáveres.
A figurinista Janie Bryant baseou o figurino do traje de Pennywise em várias épocas ao longo da história, incluindo medieval, renascentista, elisabetana e vitoriana. O traje enfatiza a imortalidade de Pennywise.
O elenco infantil foi questionado sobre quem eles queriam que interpretasse seus papéis adultos: Finn Wolfhard (Richie Tozier) disse Bill Hader, Sophia Lillis (Beverly Marsh) disse Jessica Chastain, Chosen Jacobs (Mike Hanlon) disse Chadwick Boseman, Jack Dylan Grazer (Eddie Kaspbrak) disse Jake Gyllenhaal, Wyatt Oleff (Stanley Uris) disse Joseph Gordon-Levitt, Jeremy Ray Taylor (Ben Hanscom) disse Chris Pratt, e Jaeden Martell (Bill Denbrough) disse Christian Bale. Wolfhard e Lillis são os únicos atores do jovem elenco que acabaram realizando seu desejo, já que Hader e Chastain acabaram sendo escalados como as versões mais velhas de Richie e Beverly, respectivamente, na sequência, It: Capítulo Dois (2019).
(por volta dos 50 minutos) A cena em que Pennywise está segurando os balões vermelhos no estilo de uma pirâmide de cabeça para baixo quando Eddie o encontra pela primeira vez foi feita usando uma mistura de efeitos práticos e CGI. Os primeiros seis balões subindo de forma triangular que Bill Skarsgård segura são reais. No entanto, o resto eram balões gerados por computador.
Um cenário live-action de 16 pés de altura foi construído para a cena em que as crianças flutuantes são apresentadas nos esgotos. A Rodeo FX então o aprimorou digitalmente.
Bill Skarsgård admitiu que estava tão interessado em sua atuação como Pennywise que tinha pesadelos constantes durante e após a produção.
O diretor Andy Muschietti confirmou que Bill Skarsgård falava em sueco às vezes enquanto estava no personagem Pennywise.
Embora o CGI tenha sido usado em algumas cenas, Bill Skarsgård foi capaz de mover os olhos em direções diferentes em algumas cenas a mando de Andy Muschietti. No início, era incerto se ele era capaz de alcançar esse efeito por conta própria, mas Skarsgård garante: "Eu posso fazer isso". O objetivo disso era adicionar a um olhar já perturbador e perturbador para Pennywise.
Devido a Bill Skarsgård ser capaz de mover seus olhos em direções diferentes, nota-se que, a cada olho, Pennywise está olhando para os personagens e para a câmera como se também estivesse olhando diretamente para o público.
A foto aérea da cidade é na verdade Walton St. em Port Hope, Ontário, Canadá.
(por volta de 1h 22 min) Quando Richie Tozier (Finn Wolfhard) está na "sala do palhaço", há um manequim vestido como a versão da minissérie de 1990 de Pennywise, o Palhaço, interpretado por Tim Curry, sentado no chão (lado esquerdo da tela). Há também um retrato de Tim Curry como Pennywise pendurado na parede.
Algumas semanas após o lançamento deste filme em Moscou, o Burger King Rússia apresentou uma queixa na tentativa de banir o filme, citando que o mascote do McDonald's, Ronald McDonald, se parece muito com Pennywise e o filme estava, portanto, endossando sua concorrência.
Bangor, Maine é a única locação dos EUA usada no filme (que se passa na cidade fictícia de Derry). Todas as outras filmagens foram feitas no Canadá.
As cenas na casa dos Bowers são, na verdade, as primeiras cenas filmadas e uma das últimas cenas filmadas foi a cena de abertura.
(em torno de 6 minutos) Os olhos de Pennywise ficam azuis quando ele fala com Georgie porque é a cor dos olhos de sua mãe.
Devido ao sucesso deste filme, o personagem de Pennywise se tornou uma das fantasias de Halloween mais populares em 2017.
Bill Skarsgård treinou com um contorcionista para seu papel no filme.
O filme estava em desenvolvimento há sete anos antes do início das filmagens.
O primeiro teaser trailer do filme gerou 197 milhões de visualizações globalmente em 24 horas após seu lançamento, quebrando o recorde estabelecido por Velozes & Furiosos 8 (2017) em 139 milhões de visualizações.
Este filme usa a palavra "foda-se" 60 vezes.
John Oliver era tão fã do romance que foi escalado como figurante neste filme. Oliver pode ser visto na lanchonete da cidade.
Anthrax, cuja música "Antisocial" foi usada durante a luta de arremesso de pedra, tem várias canções baseadas em obras de Stephen King, como "Among the Living", que foi baseada em seu romance, "The Stand", "A Skeleton in the Closet", que foi baseada em sua história "Apt Pupil", e "Misery Loves Company", que foi baseada em seu romance, "Miséria".
A 28ª adaptação cinematográfica de Stephen King.
Bill Skarsgård (Pennywise) nasceu em 1990, mesmo ano em que o original It - Uma Obra Prima do Medo (1990) foi lançado.
Este filme é muitas vezes confundido com um remake por ter sido lançado 27 anos após a minissérie It - Uma Obra Prima do Medo (1990). O filme é na verdade uma readaptação da mesma história. Esta é na verdade a primeira adaptação teatral oficial do romance "It".
O personagem Patrick Hockstetter foi usado em 2 romances / adaptações cinematográficas de Stephen King, mas não tem conexão. O primeiro foi em "Firestarter", o segundo em "IT 2017". As cenas de Patrick usando um isqueiro e uma lata de aerossol para acender chamas nos túneis são uma homenagem ao personagem de Firestarter.
O nome Pennywise é dito quatro vezes no filme, 3 das quais são ditas pelo próprio palhaço durante a cena de abertura.
Sophia Lillis não tem medo de filmes de terror e realmente riu na primeira vez que viu Bill Skarsgård como Pennywise.
A cena de abertura com Georgie acontece em outubro de 1988. Donnie Darko (2001) também se passa em outubro de 1988. Em uma cena inicial em Donnie Darko (2001), a mãe de Donnie é vista lendo o romance "It".
O trailer deste filme enfureceu os palhaços profissionais da vida real, que afirmaram que o personagem Pennywise encorajará as pessoas a pensar nos palhaços como assustadores e assassinos (embora os cineastas e atores tenham dito, claramente, que Pennywise não é um palhaço, mas uma representação do puro mal de "It", que assume a forma de uma mistura de sadismo e infantilidade). Comícios para defender o bom nome em geral dos palhaços nos EUA foram planejados após o mês em que este filme foi lançado nos cinemas.
(por volta dos 42 minutos) Isso marca a segunda vez que um personagem interpretado por Finn Wolfhard fica na beira de uma pedreira e está prestes a pular. A primeira vez foi em Stranger Things (2016), onde seu personagem foi ameaçado por valentões da escola para pular.
O filme ficou entre os dez maiores de vendas de DVD Bluray por dois meses.
O filme é a segunda adaptação cinematográfica de Stephen King lançada em 2017. O primeiro filme é A Torre Negra (2017). Os dois filmes que se seguem a este filme são Jogo Perigoso (2017) e 1922 (2017), respetivamente.
Este filme marca a segunda vez que um ator europeu interpreta Pennywise. Tim Curry, que é britânico, interpretou o personagem na minissérie dos anos 90 e Bill Skarsgård, que é sueco, interpretou o personagem neste filme. Will Poulter, a escolha original de Pennywise, também era britânico.
Devido à cidade ser chamada de "Derry", um nome semelhante à cidade em Co. Derry, Irlanda do Norte, o país teve sua própria estréia do filme lá. Antes do filme começar, havia um vídeo especial dos atores mirins cumprimentando o público de Derry.
(por volta de 1h 15 minutos) À medida que o clube dos perdedores se aproxima da varanda da frente de Pennywise para lutar com ele, o portão de ferro aberto do quintal pode ser visto na parte de trás. Ele contém o número "29", que espelhado se assemelha às letras "e" e "s" - "es" é a palavra alemã para "it".
Se você busca um filme de terror que te faça pular da cadeira e te emocione ao mesmo tempo, "It: A Coisa" é a escolha perfeita.
Comments