Foco Resenha
- Vinicius Monteiro
- 2 de jun. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 14 de out. de 2024

★★★★☆
Ninguém consegue mais focar em nada, vivemos numa era de muitas distrações. A necessidade constante de responder à quantidade esmagadora de informações e estímulos em nosso ambiente nos leva a um estado de atenção parcial contínua em que ficamos trocando de tarefa a cada 5 minutos, de nossos telefones para nosso e-mail, para o Facebook e fazendo isso, nossa atenção é enfraquecida.
Segundo Daniel Goleman a atenção funciona de forma muito parecida com um músculo: se não o utilizamos, fica atrofiado; se o exercitamos, se desenvolve e se fortalece. Numa era de distrações intermináveis, Goleman argumenta que precisamos aprender a aprimorar nosso foco se quisermos prosperar no mundo complexo em que vivemos. 'Foco' traz um olhar inovador sobre o segredo para o alto desempenho e mostra como a atenção tem um papel fundamental para o sucesso.
Se você quer um livro que te ajude a alcançar e treinar o foco, através de uma leitura mais autoajuda, 'Foco' definitivamente não é o livro. Há muitas citações a pesquisas científicas, nos primeiros capítulos do livro, há uma abordagem verdadeiramente rica sobre a estrutura cerebral.
Para mim a leitura começa muito bem, é aqui que o livro mais me conquistou. O livro tem caráter bastante científico, como em forma de artigo, sempre com inúmeras notas de rodapé citando as fontes. É bom para quem deseja usar como fonte acadêmica, mas para quem deseja uma leitura em desenvolvimento pessoal, o raciocínio é constantemente quebrado por ter de acompanhar as notas de rodapé.
'Foco' é muito rico em informações e há muito conhecimentos sobre o assunto. Todo o conteúdo rico que o autor se propõe em dividir é concentrado até metade do livro, na outra metade para o fim a leitura é sofrida. Quando Daniel Goleman começa a tratar de sistemas, o livro perde o caminho, falando a mesma coisa literalmente o livro inteiro.
O livro continua com muitas citações de estudos interessantes, mas a leitura se repete demais ficando muito monótona. A leitura começa a andar por ideias e conceitos desconexos de autores variados que nada tinham a ver com a temática. No último capítulo abandona completamente o tema e passa a falar sobre a necessidade de líderes globais para salvar o mundo.
A leitura começa muito bem, falando sobre a parte biológica do cérebro, como funciona a atenção, o que fazemos automaticamente e a força que é demandada para ter foco. A partir de sua metade, ele entra em aspectos muito interessantes da atenção voltados para empresas, sociedade, mundo.
'Foco' fala mais como o cérebro funciona que propriamente mostrar meios de como manter o foco e treinar essa habilidade. No fim, o objetivo do livro falha em reunir o seu conjunto de ideias e finalizar com uma conclusão satisfatória. Um livro que, ironicamente, perdeu o foco.
Comments