A Guerra dos Tronos Resenha
- Vinicius Monteiro
- 8 de jun. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 22 de mar.

★★★★★
O verão pode durar décadas. O inverno, toda uma vida. E a guerra dos tronos começou. Como Guardião do Norte, lorde Eddard Stark não fica feliz quando o rei Robert o proclama a nova Mão do Rei. Sua honra o obriga a aceitar o cargo e deixar seu posto em Winterfell para rumar para a corte, onde os homens fazem o que lhes convém, não o que devem... e onde um inimigo morto é algo a ser admirado.
George R.R. Martin oferece a sua arte com escopo, criatividade e com uma escrita maravilhosa. 'A Guerra dos Tronos', o primeiro livro da série 'As Crônicas de Gelo e Fogo' é tudo o que você deseja em um conto épico de fantasia. 'A Guerra dos Tronos' foi lançado pela primeira vez em 1996 que se situa em um mundo muito semelhante da nossa própria história medieval, que nos apresenta uma das maiores listas de personagens da literatura.
A história é contada a partir de oito perspectivas. Cada perspectiva é mantida dentro de um capítulo que, quando os personagens se afastam um do outro, permite que o autor deixe continuamente pequenos ganchos no final de cada capítulo.
George R.R. Martin esculpiu alguns personagens verdadeiramente fantásticos neste livro, um dos pontos que eu mais gostei, é que os personagens em quase todas as suas ações, baseiam-se na razão para agir. O autor poderia ter escolhido a opção fácil de fantasia de ter “um escolhido” e o vilão principal, mas em vez disso, ele desenvolveu famílias, relacionamentos genuínos, heróis imperfeitos e personagens detestáveis.
Há uma personagem, Daenerys Targaryen, que foi forçada a fugir para um outro continente quando jovem. A princípio, a perspectiva dessa personagem é desorientadora, parece que sua história é inútil. No decorrer da leitura, a personagem é tão bem desenvolvida, o seu contexto é tão complexo, que no final da leitura ela se tornou a minha personagem favorita.
A maneira organizada de contar a história, ajuda o leitor a não se perder, mas para os leitores mais desatentos, assim como eu, em alguns momentos o livro pode ficar confuso. Isso não é necessariamente ruim, apesar de ficar um pouco perdido, a experiência ainda é muito agradável, é impossível sair do universo de 'As Crônicas de Gelo e Fogo'. Talvez esse seja o ponto negativo que eu tenho para citar sobre o livro.
Além dos personagens incríveis e seus desenvolvimentos perfeitos. O livro tem plots de segurar o fôlego. Essencialmente tudo começa bastante calmo, controlado e pacífico, no entanto, um grande segredo vem à tona e as coisas começam a sair do controle. Velhos amigos se tornam inimigos e a paz acaba sendo quebrada. Além disso, há rumores de criaturas e seres sombrios que não são vistos há centenas de anos por viajantes, sugerindo que outras coisas também podem virar uma ameaça.
George R.R. Martin não foge da escuridão, em seu catálogo extenso de personagens, o autor basicamente demonstra a destruição irracional desses personagens. 'A Guerra dos Tronos' é um mundo de fantasia incrível, mas também é um mundo de horror e morte. Com enredos regados de sangue e situações abomináveis como estupro e incesto, por exemplo, o autor entrega uma fantasia com uma realidade do nosso mundo.
Uma das escolhas interessantes feitas por George R.R. Martin é que, dos oito personagens da obra, cinco são crianças. Jon Snow e Daenerys Targaryen têm 14 anos no início de 'As Crônicas de Gelo e Fogo'. Entre as crianças Stark, Sansa tem 11 anos, Arya tem 9 e Bran tem 7. Além desses personagens do ponto de vista, Robb Stark tem 14 e Joffrey Baratheon tem 12. Considerando a pouca idade, as terríveis situações vividas por essas crianças tornam-se ainda mais angustiantes.
George R.R. Martin é um escritor excepcional. Dada a complexidade do mundo e do enredo, este livro poderia facilmente se tornar ilegível em mãos menos capazes. O autor faz um trabalho maravilhoso nos apresentando os personagens e a construção do mundo de uma forma natural e acessível.
'As Crônicas de Gelo e Fogo' vendeu quase 100 milhões de livros em todo o mundo, tornando-se uma das séries mais vendidas de todos os tempos. 'A Guerra dos Tronos' é sem dúvida um dos livros mais envolventes que já li.
A obra é satisfatoriamente rica e complexa, entrelaçando muitos personagens, principais e secundários, em um amplo espectro de tons de herói e vilão, todos vívidos e memoráveis. George R. R. Martin cria um mundo divertido e assustadoramente realista. Se você é um leitor que gosta da ideia de uma fantasia épica, então leia 'Guerra dos Tronos' o mais rápido possível.
Comments