A Metamorfose Resenha
- Vinicius Monteiro
- 20 de set. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 24 de abr. de 2024

Esse texto pode conter possíveis SPOILERS.
Sinopse: Nessa obra, Kafka descreve o caixeiro viajante Gregor Samsa, que abandona as suas vontades e desejos para sustentar a família e pagar a dívida dos pais. Numa certa manhã, Gregor acorda metamorfoseado num inseto monstruoso.
Resenha: 'A Metamorfose' é um daqueles livros que absorve o leitor por completo. A história dessa obra tem uma atmosfera sobrenatural, mas o leitor não entra em um mundo imaginário, pois tudo é contado de uma maneira muito crível e muito real.
O autor Franz Kafka apresenta em sua obra diversos temas como; aceitação, solidão e traição. Na internet está cheio de estudos e vários pontos de vista sobre a história de Gregor Samsa. É incrível como cada teoria que eu li, faz total sentido.
Se você já leu 'A Metamorfose' e ficou perdido em achar um ponto específico de entendimento, pode deixar essa ideia de lado. A obra tem várias ideias e teorias dando essa liberdade aos leitores de sentirem diferentes coisas referente a obra.
Houve um aspecto que me chamou a atenção no livro. A família contava apenas com a renda de Gregor para se sustentar. Quando ele se transforma em um inseto e não pode mais trabalhar, sua família é forçada a arrumar empregos, ressentindo-se profundamente dele. Agora eles têm que cuidar dele e se ressentem profundamente de fazer só um pouco, nem mesmo se importando quando ele para de comer e lentamente começa a morrer.
A metamorfose de Gregor produz nele um curioso efeito, que pode ou não ser considerado simbólico. Enquanto seu corpo é o de um inseto, sua mente permanece a de um humano com a mesma coerência nos processos de pensamento que o leitor vê ao longo do livro. Dói ler a família de Gregor deixando-o morrer aos poucos.
Apesar do personagem estar vivendo uma verdadeira maldição, ele literalmente está se transformando em um monstro, é o comportamento das pessoas em sua volta que me chocou, principalmente de sua família. Por mais que 'A Metamorfose' seja uma obra muito ligada ao terror, devido a situação do personagem, Kafka faz o leitor se sentir horrorizado pelo comportamento dos indivíduos que estão perto de Gregor Samsa.
Este livro não é apenas sobre a metamorfose física de Gregor Samsa; é mais sobre a mudança no comportamento das pessoas quando uma pessoa se torna fraca. Gregor atendeu a todas as necessidades de seu pai, mãe e irmã. Depois de sua metamorfose ele se tornou completamente inútil e sua família começou a tratá-lo com um fardo pesado.
Apesar de todos os absurdos de 'A Metamorfose', o livro continua sendo uma das obras mais conhecidas de Kafka. A combinação do absurdo e do simbólico é o que torna a leitura tão agradável. Eu li esse livro em um dia e não consegui largá-lo até terminá-lo. A leitura, apesar de absurda, é super fluida e fácil. Se você tem medo de ler clássicos, esse livro pode ser uma boa dica para começar sem medo.
O livro abrange emoções variadas, mas 'A Metamorfose' é um livro impressionante e já entrou na minha lista de favoritos. Franz Kafka entrega suspense e terror com uma história absurda e esquisita. Mesmo com toda a sua atmosfera sobrenatural, o que me chocou foi a relação dos personagens diante da metamorfose Gregor, um gesto repugnante assim como a maldição de Gregor. Eu gostei demais do livro, ele é estranho e sem muitas explicações.
Nota: 9
Commentaires