A Reforma Sufragista Resenha
- Vinicius Monteiro
- 13 de ago. de 2023
- 1 min de leitura
Atualizado: 25 de abr. de 2024

Esse texto pode conter possíveis SPOILERS.
Sinopse: A igualdade jurídica entre mulheres e homens estabelecida na Constituição de 1988 não foi conquistada do dia para a noite. Ela é fruto de uma longa caminhada histórica, marcada por grandes discussões e avanços lentos ao longo do tempo. 'A Reforma Sufragista' procura apontar qual foi o primeiro passo decisivo desta jornada. O ponto de ruptura que abriu espaço para que os demais direitos fossem paulatinamente conquistados.
Resenha: 'A Reforma Sufragista' traz de forma sucinta e simples, a luta pelos direitos das mulheres em seu contexto histórico total. A conquista do voto feminino em 1932 é interpretada por muitos como a única vitória do movimento sufragista, tem quem despreze o movimento definindo-o como tendo pouco impacto na vida das mulheres.
O movimento sufragista foi além incentivando educação, profissionalização feminina, independência financeira e inserção no mercado de trabalho. O livro também dá palco para pessoas importantes, como por exemplo, a importância das advogadas na reforma sufragista.
'A Reforma Sufragista' também traz um olhar brasileiro para o movimento e seu impacto em nosso país. Cynthia Semíramis entrega um livro que preserva a memória das mulheres que mudaram o nosso país. O livro ajuda o leitor a entender o feminismo em seu amplo contexto histórico de maneira fácil. Para quem tem o conhecimento limitado sobre o assunto, eu recomendo esse livro.
Nota: 7
Comentários