Admirável Mundo Novo Resenha
- Vinicius Monteiro
- 15 de nov. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 25 de out. de 2024

★★★☆☆
Escrito por Aldous Huxley e publicado em 1932, narra a história de uma sociedade futurista, em que seus habitantes passam por um pré-condicionamento biológico e psicológico para que vivam em harmonia com as leis sociais e com um sistema de castas. O objetivo maior é manter a ordem, mesmo que para isso todos passem por uma grande lavagem cerebral, eliminando qualquer senso de individualidade ou de consciência crítica sobre a realidade.
Já vou começar escrevendo que não morri de amores pelo livro. A leitura a princípio foi bem arrastada, eu estava fazendo um esforço para acompanhar a trama. Por mais que os temas abordados sejam abertamente um protesto ao futuro que poderia se formar, a narrativa não sustentou a minha atenção, eu achei a obra um pouco cansativa.
A obra explora bastante a descrição do mecanismo deste novo mundo, há muita informação sobre os locais, sobre os procedimentos do 'mundo novo' e quase nada de história. Com isso temos menos profundidade na trama e nos personagens, que é algo que eu prezo muito em uma obra.
A história é extremamente confusa e não me cativou em nenhum momento. O autor vai misturando diálogos de personagens que nem estão no mesmo ambiente. Um artifício curioso e diferente, mas que não me fez empolgar com a leitura.
'Admirável Mundo Novo' é o típico livro legal de ler, por conter uma crítica escrita de maneira criativa. Um dos princípios mais profundos nos quais se baseia a utopia é o conceito de história. Como forma de predizer uma nova configuração política e cultural em torno do progresso científico, a obra cumpre seu papel.
O universo futurista criado por Aldous Huxley, autor do livro, consegue impressionar levando em consideração o ano de lançamento da obra, 1932. Achei o contexto geral do livro muito inteligente, porém a leitura maçante e enfadonha. Infelizmente não consegui criar carisma com nenhum dos personagens ou com a trama principal.
'Admirável Mundo Novo' é um livro incrivelmente atual, que fala de uma sociedade com valores invertidos, onde as frustrações são abafadas por uma falsa ideia de felicidade em que esconde o inimigo solidão do homem. É uma obra que aborda uma crítica social de uma forma muito criativa, é um grande conceito e uma grande ideia, mas que deixa muito a desejar em seu desenvolvimento na trama e de seus personagens. Eu recomendo sim a leitura desse livro, mas não virei super fã.
Comments