Os Livros Favoritos de Amy Winehouse
- Vinicius Monteiro
- 16 de jun. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 24 de mai. de 2024

“Nunca viajo sem um bom livro. Eu leio muito quando estou viajando... Eu leio todo tipo de coisa... Eu poderia passar muito tempo em livrarias apenas folheando.”
Amy Winehouse
Amy Jade Winehouse (Londres, 14 de setembro de 1983) foi uma cantora, compositora e multi-instrumentista britânica. Era conhecida por seu poderoso e profundo contralto vocal e por sua mistura ecléticas de gêneros musicais, incluindo soul, jazz, R&B e ritmos caribenhos, como o ska.
Apesar de sua carreira extremamente bem-sucedida, sua vida profissional foi profundamente abalada por seus difíceis problemas pessoais, entre eles seu conturbado relacionamento com seu ex-marido, o ex-assistente de vídeo Blake Fielder-Civil, aliado ao seu vício em cigarros, álcool e drogas.
Sua luta pública contra a depressão, ansiedade e a anorexia alcolica, tornaram-se assuntos recorrentes nos tabloides mundiais, e culminaram em seu afastamento da indústria fonográficas em 2008, para tratamento psicoterápico e psiquiátrico, passando a tomar antidepressivos e ansiolíticos.
A cantora realizou um fracassado retorno aos palcos em 2011, ano em que foi encontrada morta, em sua prpria residência, em Londres, no dia 23 de julho, aos 27 anos, devido a uma intoxicação alcoólica, aps um período de abstinência.
Dois anos após sua morte, seu irmão e sua cunhada co-curaram uma exposição de itens pessoais de Winehouse para o Museu Judaico de Londres. Intitulado 'Amy Winehouse: A Family Portrait'. A exposições mostra um lado curioso em respeito aos hábitos de leitura de Winehouse, e você não vai precisar viajar para Londres, para conhecer alguns dos livros preferidos da cantora, confere abaixo.
Carter e o Diabo
por Glen David Gold
Carter e o Diabo é um retrato encantador dos excessos e da exuberância da década da Era do Jazz nos Estados Unidos. Um livro fantástico que lança Glen David Gold como uma das grandes promessas da nova geração de escritores norte-americanos.
Reino do Medo
por Hunter S. Thompson
Reino do medo reúne artigos, cartas, entrevistas, fotos e matérias de imprensa, selecionados e organizados pelo prprio Hunter. A colagem é completada com comentários, reflexes e textos inéditos, sempre no inimitável estilo gonzo que o consagrou. Famoso por seu estilo de vida extremo e por suas críticas ferozes ao governo e ao sistema de justiça norte-americanos, Thompson sempre levou suas paixões e convicções até as últimas consequências, transformando-as em ações.
Uma Breve Histria dos Tratores em Ucraniano
por Marina Lewycka
Quando Nikolai — imigrante ucraniano octogenário radicado na Inglaterra e viúvo há dois anos — resolve se casar novamente, as filhas Nadezhda e Vera decidem intervir. Para isso, as duas precisam deixar de lado antigas desavenças em prol do objetivo em comum: tirar o pai das garras de Valentina, uma jovem ucraniana sensual e muito ambiciosa. Ela, porém, está disposta a tudo para ter o estilo de vida luxuoso do Ocidente com que tanto sonha e não ser deportada para seu país de origem.
Comments