Aniquilação Resenha
- Vinicius Monteiro
- 23 de fev. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 19 de abr.
★★★★★
A Área X está isolada do restante do mundo há décadas, e a natureza tomou para si os últimos vestígios da presença humana. Uma primeira expedição de reconhecimento voltou de lá relatando uma terra intocada, um paraíso edênico; a segunda terminou em suicídio em massa; a terceira, em um tiroteio dentro do próprio grupo. Até que os membros da décima primeira expedição retornaram como meras sombras do que eram antes e, após algumas semanas, morreram de câncer. Em Aniquilação, primeiro volume da trilogia Comando Sul, o leitor se junta à décima segunda expedição. O novo grupo é formado por quatro mulheres: uma antropóloga, uma topógrafa, uma psicóloga — líder da missão — e uma bióloga, a narradora do livro. Seus objetivos são mapear o terreno, identificar todas as mudanças ambientais, monitorar as relações entre elas próprias e, acima de tudo, não se contaminarem.
Quem já leu 'Clube da Luta' não irá estranhar em nada 'Aniquilação', mas para quem não está acostumado, os personagens desse livro não tem nome, assim como o narrador de 'Clube da Luta'. Talvez isso seja um problema para a leitura desse livro, eu já estou calejado graças ao Chuck Palahniuk. Isso não estraga e nem atrapalha a história de 'Aniquilação' muito pelo contrário, isso deixou livro com um charme a mais e o suspense só cresceu.
O livro te prende de uma maneira impressionante. 'Aniquilação' tem um ritmo muito bom, é bem ao estilo Stephen King, a história narra o momento de expedição e vai voltado com alguns flashbacks para conhecermos um pouco mais da Bióloga (lembrando que não sabemos o nome dela). O ritmo do livro é muito bem dosado e equilibrado o que deixa a leitura muito fluida e cativante.
'Aniquilação' tem aquela história bem sem perna e cabeça, é tudo estranho e sem sentido, talvez você não goste, mas eu gostei demais. Toda a fantasia que o escritor deu durante a história só deixa a leitura cada vez mais interessante de acompanhar. Por isso, esse livro não funcionará para todos, o autor brinca com este mundo de fantasia, ele não é simples e bagunça o surreal.
A Área X é um mistério completo, é quase um personagem. Talvez o grande responsável pelo medo que você sente durante a leitura, todos que voltaram desse lugar morreram logo em seguida, ele é perigoso, ninguém entende o que acontece nesse lugar. O intuito das expedições é compreender o local, entender os motivos da natureza ser tão hostil a vida humana. A narrativa sabe te envolver, você consegui sentir o terror e a fragilidade da incompreensão, também a curiosidade sobre as peculiaridades da Área X.
Eu indico a leitura para aqueles que gostam de fantasia, mas que não se incomodam com a fantasia ser levada muito a sério. Os que gostam de mistério e questionar a realidade 'Aniquilação' também serve e eu Indico. O livro é super curto, só com 197 paginas, diagramação boa e revisão impecável. Boa leitura!
Comments