google.com, pub-4979583935785984, DIRECT, f08c47fec0942fa0
top of page

Anjos e Demônios Livro VS Filme

  • Foto do escritor: Vinicius Monteiro
    Vinicius Monteiro
  • 13 de mai. de 2024
  • 4 min de leitura
Anjos e Demônios Livro VS Filme

Com um orçamento de 150 milhões de dólares, o segundo filme baseado em um dos romances de Dan Brown fez pouco menos de meio bilhão de dólares nas bilheterias mundiais. Em comparação com “O Código Da Vinci”, o filme é visivelmente melhor, mas os fãs do livro ainda foram bastante críticos sobre ele.


O filme “Anjos e Demônios” teve algumas mudanças, você pode até encontrar muito da essência do livro no filme, mas houve muitas mudanças significativas para a história do filme. Abaixo eu separei algumas diferenças entre o filme e o livro “Anjos e Demônios”, e eu já deixo avisado que esse texto está cheio de spoilers do filme e do livro.


1. Os eventos do livro se passam antes dos eventos do livro “Código Da Vinci”. Os eventos do filme se passam depois do filme “Código Da Vinci”. 


2. Logo no começo, Robert Langdon estava dormindo e não estava nadando quando o Vaticano o chamou.


3. O filme não retrata o Boeing X-33 de última geração, o avião usado no livro para transportar Robert Langdon dos EUA para a Suíça em apenas três horas (a duração normal do voo nesta rota geralmente leva uns bons 8 horas de um jato jumbo).


4. No livro é revelado que Vittoria tem um interesse em mergulhar em alto mar. No filme nenhuma referência é feita ao seu gosto pela vida subaquática.


5. No filme, Leonardo Vetra, cientista do CERN, é morto. Ele é pai adotivo de Vittoria Vetra. No livro, Silvano Bentivoglio é o cientista do CERN que é morto. Ele é colega de Vittoria, mas eles não têm relação familiar alguma.


6. No livro Robert Langdon recebe o conjunto das marcas Illuminati e é convidado a devolvê-las ao Vaticano através de seu último testamento. No filme Robert Langdon recebe o documento galileano de que precisa para completar seu livro e é convidado a devolvê-lo ao Vaticano através de sua última vontade e testamento


7. Robert Langdon e Vittoria Vetra são apresentados um ao outro no CERN por Maximillian Kohler. No filme eles se apresentam (formalmente) enquanto entram em um carro.


8. Robert Langdon e Vittoria Vetra têm um interesse amoroso. Eles também são mostrados fazendo amor em um quarto de hotel. No filme, nenhum interesse amoroso é mostrado entre os dois personagens.


9. O Camerlengo é um italiano. No filme ele é da Irlanda do Norte.


10. No livro o Camerlengo Carlo Ventresca torna-se o papa por um breve período (papa por adoração pública), antes de se incendiar na varanda da sala papal. No filme o Camerlengo é simplesmente declarado morto por lesão interna da queda de paraquedas. Na realidade, ele foi executado pela polícia do Vaticano.


11. Camerlengo diz no livro que visitava a necrópole com bastante frequência e sentava-se perto da verdadeira colina do Vaticano, ao lado do túmulo de São Patrício, muitas vezes buscando orientação. No filme ele não é mostrado admitindo que visitou a necrópole com bastante frequência.


12. Camerlengo Carlo Ventresca é mostrado enlouquecendo perto do fim, na verdade, é apenas uma parte do plano do Camerlengo se fingir de louco. No filme o Camerlengo não é mostrado perdendo sua sanidade (ou agindo como agiu). 


13. No livro foi mencionado sobre a morte da mãe do Camerlengo. Que na verdade era uma sacerdotisa no Vaticano e também, surpreendentemente, um interesse amoroso do papa. Como eles não têm como criar fisicamente uma criança junto, a sacerdotisa é inseminada artificialmente com seu esperma, com isso o Camerlengo se torna o filho biológico real do papa. No filme essa revelação nunca acontece. Ele acaba de ser adotado ainda jovem pelo papa. 


14. Quando morre, Maximillian Kohler entrega uma webcam na qual gravou sua conversa com o Camerlengo. Isso é visto por Langdon no hospital, e depois exibido dentro da sala do conclave com todos os cardeais. No filme apenas Langdon, Vittoria, o principal eleitor e um punhado de outros cardeais assistem às imagens da câmera no gabinete papal no gabinete do comandante Richter.


15. O Camerlengo se marca com o diamante illuminati, um ambigrama contendo as palavras terra, ar, fogo e água, dispostas em forma de pipa. No filme a marca utilizada pelo camerlengo é de duas chaves, cruzadas. 


16. O Hassassin é um homem árabe muçulmano de pele escura. No filme o assassino é um homem branco.


17. Vittoria Vetra é sequestrada pelo Hassassin. No filme, Vittoria nunca é sequestrada.


18. O assassino entra em contato com membros da BBC para tentar controlar parte da história. No filme isso não acontece.


19. No livro o quarto cardeal, o cardeal Baggia, é assassinado. No filme o cardeal Baggia, é salvo


20. No livro a bomba está no topo do túmulo de São Patrício na necrópole. No filme ela foi colocada em uma tábua de madeira em outro lugar na necrópole


21. No livro Langdon e o Camerlengo entram no helicóptero com a antimatéria. O Camerlengo tranca a antimatéria em uma caixa de carga e salta do helicóptero com um paraquedas. Langdon salta do helicóptero explodindo, pegando uma tampa de para-brisa e usando-a como paraquedas. No filme o Camerlengo sobe no helicóptero sozinho e cai de paraquedas enquanto a aeronave explode acima dele.


Não gostei do livro e nem do filme, mas para quem está interessando em conhecer as história de “Anjos e Demônios”, leia primeiro o livro, para mim o livro é melhor que o filme.




Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page