"Clube da Luta" e sua Infame Passagem pelo Brasil
- Vinicius Monteiro
- 30 de set. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 10 de nov. de 2024

Hoje, o filme "Clube da Luta" é um clássico cult, mas quando o filme de David Fincher estreou ele foi um fracasso de bilheteria, criticado por ser deplorável e até vaiado no Festival Internacional de Cinema de Veneza.
Uma onda de azar pegou o longa-metragem. Uma cena envolvendo uma piada fazendo referência a um atirador entrar em um prédio e matar todo mundo, não foi bem aceito pelo público devido ao massacre na Columbine High School em Columbine, ocorrido no dia 20 de abril de 1999, poucos meses antes do lançamento do filme. "Clube da Luta" teve uma reação infame parecida no Brasil.
"Clube da Luta" estreou no dia 29 de outubro de 1999 e no dia 3 de novembro do mesmo ano, o estudante de medicina Mateus da Costa Meira, que tinha 24 anos na época, usou uma submetralhadora 9 milímetros e disparou entre 60 e 80 tiros. O ataque aconteceu no Morumbi Shopping, durante sessão das 21h15, na sala 5 do cinema . "Clube da Luta" era o filme que estava sendo exibido.
Em determinado momento do filme, Mateus se levantou, foi ao banheiro, tirou a arma de uma sacola, retornou para a sala e disparou contra os espectadores. Quem estava na primeira fila viu a tempo que se tratava de tiros reais e se abaixou, enquanto os demais acreditavam que os tiros eram oriundos do filme que estava sendo exibido. A sala permaneceu escura. Os tiros duraram cerca de três minutos.
Mateus foi dominado pelos espectadores que estavam na sala no momento em que ele foi carregar a arma com mais munição. Um rapaz que estava próximo de Mateus, viu que ele estava com dificuldade de carregar a arma e pulou em cima dele. Outras pessoas que estavam na sala também ajudaram e imobilizaram o atirador o amarrando com cadarços. A polícia e os bombeiros chegaram logo depois e Mateus foi levado à delegacia. Dessa tragédia, resultaram três mortos e quatro pessoas feridas.
Em setembro de 2000, Mateus da Costa Meira foi transferido do 77º DP, Santa Cecília, na região central da capital paulista, para o Centro de Observação Criminológica do Carandiru, na zona norte. A transferência foi determinada pelo juiz Maurício Lemos Porto Alves, devido ao estado psíquico do jovem. Ele ficou lá até o presídio ser desativado, em 2002. Posteriormente, o criminoso foi transferido para a Penitenciária 2 de Tremembé.
Em 2004, aconteceu o julgamento do atirador, ele foi condenado a 120 anos e 6 meses de prisão pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP). Após anos de conflitos e episódios violentos dentro da penitenciária, Mateus conseguiu ser considerado inimputável em 2011 e foi transferido para o Hospital de Custódia e Tratamento de Salvador. Em 2024, após 25 anos de prisão, o ex-estudante de Medicina foi solto.
Muitos meios de comunicação, que nem faziam ideia da real intenção do filme, começaram a criticar seu conteúdo fazendo fortes referências ao crime cometido por Mateus, reforçando o "perigo" da violência gratuita em filmes e até culpando jogos de vídeo games.
Mesmo que o filme tenha tido um começo difícil, um lançamento atrasado, vaiado no Festival de Cinema de Veneza e um fim de semana de estreia horrível nas bilheterias, "Clube da Luta" enfrentou o tempo se tornando um dos melhores filmes de David Fincher e também um verdadeiro clássico cult.
Comments