Clube da Luta Livro Versus Filme
- Vinicius Monteiro
- 22 de fev. de 2023
- 4 min de leitura
Atualizado: 19 de abr.

A maioria de nós já ouviu falar do 'Clube da Luta', seja do livro ou do filme. Normalmente, os livros são mais apreciados em comparação com os filmes, que não conseguem capturar a verdadeira essência da história. 'Clube da Luta' conseguiu entrar em um mundo próprio. É simultaneamente amado por todos por seu enredo incrível, atuação magnífica e uma ótima reviravolta. O filme com Brad Pitt e Edward Norton de 1999 rapidamente ofuscou o sucesso do romance de Chuck Palahniuk de 1996.
Eu assisti ao filme e só depois li o livro. Eu realmente gosto dos dois e recomendo os dois, mas leia o primeiro livro, sempre leia o primeiro livro! Eu separei alguns trechos do filme que são diferentes do livro que você pode conferir abaixo. Nem preciso dizer que o texto tem uma porrada de spoilers né?!
No filme, o Narrador se vê sentado ao lado de um homem chamativo no avião, no caso o Tyler, um vendedor de sabonetes que carrega a mesma pasta do Narrador. No livro o encontro de Tyler e o narrador acontece em uma praia de nudismo, onde Tyler está construindo uma estrutura de madeira que projeta a sombra de uma mão na areia.
No livro, Marla é quem se queima acidentalmente com lixívia. No filme, Tyler segura a mão do narrador e derrama lixívia sobre ela, segurando-a até que a queimadura seja profunda o suficiente para deixar uma cicatriz.
No livro, o esforço final do Project Mayhem de Tyler é explodir um arranha-céu contendo um museu nacional, saindo na mesma explosão como um mártir. A bomba não funciona porque Tyler misturou parafina nos explosivos. No filme, os alvos são as empresas de cartão de crédito. Ao contrário do livro, as bombas explodem, embora seja ambíguo se o prédio em que o narrador está também explode.
Depois que o Narrador conhece Tyler, seu apartamento explode e ele perde todos os seus pertences. No filme, é mostrado que ele liga para Marla pedindo ajuda e quando ela não atende, ele liga para Tyler da cabine telefônica e fala com ele de tal forma que Tyler acaba pedindo ao Narrador para ficar com ele. No livro o Narrador não liga para Marla. Em vez disso, ele liga diretamente para Tyler. Somente quando eles estão juntos em um bar, é quando ele simplesmente pergunta a Tyler se ele pode ficar com ele.
No filme, vemos que Chloe está em um grupo de apoio onde implora desesperadamente que alguém faça sexo com ela. Essa cena é incrivelmente intensa. No livro, o desejo de Chloe é um assunto muito mais discreto e privado. Chloe confessa seus desejos em particular para o Narrador, o que torna a situação um pouco menos exagerada e humilhante em comparação com o filme.
Um dos momentos mais dolorosos da história de 'Clube da Luta' é quando Bob morre. No filme, Bob morre durante uma missão do Projeto Mayhem, cujo objetivo é destruir um café e também algumas obras de arte. No livro a morte do personagem acontece de uma maneira menos grandiosa. O grupo está roubando dinheiro de telefones públicos quando ele encontra seu fim.
No livro, somos informados de que o Narrador teve sua bochecha tão ferida durante uma luta que há um buraco presente para todo o resto da história do livro. Como isso não é particularmente necessário para a exposição do enredo, isso não acontece no filme.
Quando o Project Mayhem começa a obter sucesso, vemos o Narrador cada vez mais preocupado com o quão longe ele está sendo levado. Além disso, o Narrador não sabe que Tyler é quem criou o projeto. No livro, a divisão entre as duas personalidades não parece tão forte, pois o Narrador não expressa a mesma aversão. Eles também iniciam o projeto juntos, com o Narrador cúmplice de tudo.
No livro, o narrador desmaia após dar um tiro em si mesmo e acorda em um hospital psiquiátrico, convencido de que está no céu. O romance termina com os funcionários do hospital se revelando membros do Projeto Mayhem, dizendo ao narrador que esperam que Tyler volte. No filme, o Narrador e Marla se reconciliam e se dão as mãos enquanto os prédios explodem ao seu redor. O final sugere que o narrador finalmente matou a parte de si mesmo que era Tyler e está finalmente pronto para começar uma nova vida com Marla.
Eu tenho certeza que vocês devem ter reparado muito mais mudanças no filme, comentem aqui embaixo o que vocês notaram de diferente que eu não citei. No geral, 'Clube da Luta' teve uma boa adaptação, o filme soube captar muito bem a mensagem e críticas de Chuck Palahniuk, mesmo com as suas mudanças. Eu acho o livro e o filme muito bom e recomendo vocês conferirem os dois, mas eu curti muito mais o livro.
コメント