Contos dos Meninos Índios Resenha
- Vinicius Monteiro
- 30 de jul. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 24 de abr. de 2024

Esse texto pode conter possíveis SPOILERS.
Sinopse: O leitor vai se divertir com as aventuras da tartaruga, com a esperteza do jabuti e com a fúria da onça. Conhecerá lendas em que os índios falam sobre a criação dos animais, a descoberta do fogo, o aparecimento das frutas e explicam, a seu modo, os fenômenos da natureza e o comportamento dos homens.
Resenha: A cultura e as tradições indígenas eram, e acredito eu que sejam até hoje, transmitidas de pai para filho por meio de histórias contadas ao redor das fogueiras. Os contos aqui reunidos transmitem a emoção desses momentos, que são cada vez mais raros de se ver hoje em dia.
O livro me causou uma certa nostalgia também. Ele me levou para anos de escola, quando tínhamos aqueles trabalhos sobre o folclore brasileiro. 'Contos dos Meninos Índios' não é somente sobre histórias e contos, mas sobre uma cultura. Como o próprio autor do livro afirma: "nossos indígenas são os inventores de nossas lendas e não ficam atrás dos grandes escritores dito civilizados".
As histórias são simples e bem didáticas, com um ensinamento moral, utilizado pelos indígenas para explicar às suas crianças a existência de muitas coisas indispensáveis à vida. Eu achei maravilhoso relembrar algumas histórias e conhecer outras novas.
Se você tem crianças em casa eu tenho certeza que elas vão gostar muito. É uma pena que só tenhamos o contato com os contos indígenas na infância no período na escola, essa é uma conexão que não deveríamos perder. Eu recomendo 'Contos dos Meninos Índios', é uma leitura fácil e rápida, que os seus filhos vão gostar bastante, e para os adultos é ótimo para curar uma ressaca literária.
Nota: 9
Comments