Contra Todas as Possibilidades do Amor Resenha
- Vinicius Monteiro
- 28 de nov. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 3 de mar.
★★☆☆☆
Sejam bem-vindos ao acampamento Pádua. Um retiro de verão para adolescentes problemáticos. No acampamento, Zander, uma garota enviada pelos pais contra a sua vontade, encontra uma série de adolescentes na mesma situação, e com três deles ela estabelece uma relação de amizade. Em meio às sessões de grupo e, à medida em que o verão dá as caras, Zander e seus colegas revelam seus trágicos segredos.
'Contra Todas as Possibilidades do Amor' é um livro sobre crianças em um acampamento para problemas de saúde mental, foi um pouco complicado acompanhar a narrativa dessa obra, o livro ajuda muito o leitor a criar empatia sobre o assunto, mas deixa o leitor distante ao mesmo tempo.
Os personagens e suas doenças são importantes para a história, mas eu realmente não senti que eles fossem uma pessoa fora de seu rótulo. Cada personagem era bastante plano e eu não me senti particularmente atraído por nenhum deles. Obviamente, eu simpatizava com suas situações, mas senti que não poderia me conectar com eles em um nível mais profundo.
A obra não trata saúde mental de uma maneira enfadonha ou melodramática, tudo é abordado com bastante leveza e simplicidade, há muita franqueza e um pouco de humor também, o que eu achei uma escolha muito respeitosa da autora Rebekah Crane.
No começo, Zander é uma personagem muito retraída, ela mal interage com os outros campistas, embora ela possa ter seus motivos para agir dessa forma, foi bastante difícil se identificar com a personagem e acompanhar a história sob sua visão. Zander ganha um certo charme do decorrer da leitura, mas a personagem não funcionou para mim.
'Contra Todas as Possibilidades do Amor' é típico livro adolescente, por isso, ele oferece um romance de Zander com Grover, mas essa trama fica em segundo plano, o que sinceramente eu achei desnecessário, não precisava de um romance nesse livro.
O que me chamou bastante atenção na obra, e eu curti muito, foi a relação de amizade entre Zander com Cassie. Essas garotas estão lidando com muita coisa e poderia ter sido fácil para elas desistirem uma da outra, mas não o fizeram, e foi uma das melhores coisas do livro na minha opinião.
O livro tem problemas de ritmo. 'Contra Todas as Possibilidades do Amor' tem um início cheio de segredos e mistérios e é esticado demais nessa primeira parte, quando ele está perto do fim, muita coisa acontece, muitos verdades são ditas e muitos segredos são revelados, mas tudo soa apressado demais, além de oferecer um final bem previsível.
'Contra Todas as Possibilidades do Amor' é um livro sem novidades e chato, mas há uma superação avassaladora de esperança e amor, um bom lembrete de que a vida pode ser pegajosa, mas as amizades podem prevalecer.
Comments