google.com, pub-4979583935785984, DIRECT, f08c47fec0942fa0
top of page

Esaú e Jacó Resenha

  • Foto do escritor: Vinicius Monteiro
    Vinicius Monteiro
  • 30 de out. de 2021
  • 3 min de leitura

Atualizado: 24 de out. de 2024

Machado de Assis, Esaú e Jacó, blog resenha geral, blog da resenha, resenha crítica de artigo, resenha geral, resenha significado, livro, literatura, leitor, obra literária, resenha, crítica, resenha de livro, crítica de livro, blog de livro, blogs de livros, leitura, site de livro, site de livros, livro de leituras, crítica literária, leitor, leitura, frases facebook, frases de facebook, frases para facebook, frases instagram, frases para whatsapp, frases tumblr, frases para instagram, frases twitter, frases para perfil, frases para foto sozinha, frases para status, frases tumblr amor, frases para face, frases para o facebook, frases de amor tumblr, frases para fotos sozinha, frases de indiretas, frases tumblr para fotos, frases para twitter, frases para orkut, frases bonitas para facebook, frases para foto, frases para status do whatsapp, frases de superação, frase, frase de livro, citação, citação de livro, trecho, trecho de livro, análise, análise de livro, análise literária, dica de livro, indicação do livro, livro versus filme, diferença entre livro e filme, diferença entre o livro e o filme, ebook, kindle, kindle ebook, amazon kindle, ibooks, kindle books, kindle unlimited, amazon books kindle, amazon books, ebook kindle, amazon fire, nook, frase de amizade, frase de felicidade, frase de efeito, frase de motivação, livro versus filme, livro vs filme, diferença entre filme e livro, diferença entre livro e filme, livro e filme diferenças, frase do dia, livro de ficção científica, livro de ficção, livro de humor, livro de fantasia, livro de comédia, livro de ficção científica fantasia, livro de aventura, biografia, autobiografia, memórias, livro de memórias, graphic novels, quadrinhos, quadrinhos resenha, história em quadrinhos, graphic novel, natalino, livro natalino, natalino, nacional, livro de nacioanl, conto de fadas, contos de fadas, crime, livro de crime, psicologia, livro de psicologia, manga, resenha de manga, manga resenha, central mangá, ler mangá online, comprar livros, comprar ebook, comprar mangás, mangá yaoi, manga livre, central de mangá, mangá union, mangá online portugues, mangá project, mangá host, ler mangá, frase de mangá, mangá frases, mangá frase, manga, desenhar mangá, mangá anime, mangá br, mangá download, como desenhar, como desenhar mangá, mangás, manga online, mangá desenhos, desenho mangá, central mangá, punch manga, manga chan, one manga, ler manga, shonen, shoujo, seinen, josei, Kodomo, yaoi, yuri, isekai, horror, comédia romântica

★★★★☆

Esaú e Jacó conta a história de dois gêmeos da alta burguesia carioca separados pela inimizade e pelas diferenças: Pedro, dissimulado e cauteloso, e Paulo, arrojado e impetuoso. Ambos, porém, apaixonados pela mesma mulher, Flora. Às vésperas da Proclamação da República, o autor, por meio dos embates e das desventuras dos irmãos (um monarquista, o outro, republicano), pinta um retrato melancólico, mas por vezes também hilariante, da política e da alma brasileira.


'Esaú e Jacó' é um livro para ser digerido aos poucos. Há muitas mensagens e contexto além do romance e é necessário estarmos contextualizados com os acontecimentos da época em que a obra foi escrita. Entender todo esse cenário enriquece ainda mais esse romance. Machado de Assis sempre traz questões sociais em suas obras, de uma maneira bem desenvolvida e sempre com ironia.

Penúltimo livro lançado por Machado de Assis, 'Esaú e Jacó' foi publicado quatro anos antes de sua morte. O título do livro faz referência aos personagens bíblicos Esaú e Jacó, filhos de Isaque e Rebeca, que já eram inimigos desde o ventre de sua mãe. Você pode conferir esse história na Bíblia a partir de Gênesis 25.


Machado de Assis considerava-se apenas um editor do romance, cujo verdadeiro autor e narrador seria o também personagem Conselheiro Aires. Aires nos narra, em uma espécie de memorial, a vida de uma família burguesa da qual era amigo e conselheiro. Uma das fortes características de Machado de Assis são os seus diálogos fantásticos entre narrador e leitor. Há capítulos dedicados apenas aos leitores, em que o narrador tece comentários acerca de nossas prováveis impressões.

Logo nos primeiros capítulos, a obra vai tratar de forma sutil conflitos entre fé, ciência e religião. Pode-se inferir que, entre os espaços de crença se coloque o espiritismo, na figura de Plácido, como tentativa de estabelecer a união entre fé e ciência, o que pelo vazio de suas colocações, não se alcança.


'Esaú e Jacó' destaca-se pela narrativa cautelosa e segura, misturando muito bem o tom irônico e despretensioso de uma visão do ser humano. Neste romance, Machado de Assis examina as transformações políticas e sociais de um Brasil na véspera da proclamação da república.

Publicado em 1904, o livro foi escrito em uma época de transição na política brasileira, o país deixa de ser uma monarquia para ser uma república. ‘Esaú e Jacó' vai fundo na crítica à conformação política do país, denunciando o jogo de interesses que antecederam a proclamação da república no Brasil, as análises e contexto político são sólidos e densos na trama.


Os personagens gêmeos desta obra, talvez seja a grande crítica que Machado de Assis faz em sua obra. Não importa se é Império ou República, a questão não é o modelo, mas a essência. A aparência dos gêmeos é idêntica, o autor percebeu que a mudança de regime foi de um gêmeo de seu irmão.

Flora apaixona-se pelos gêmeos Pedro e Paulo. Indecisa, acaba ficando perturbada mentalmente e morrendo. Pode ser entendida como a metonímia do Brasil, sem esperança entre os jogos de interesse políticos. A personagem se apresenta no romance como um modelo feminino que ultrapassa as barreiras comportamentais e sociais vigentes na sociedade, mostrando-se contrária à ideia de casamento e submissão. Podemos enxergá-la como uma personagem complexa, arquitetada por um discurso contra ideológico, tendo em vista que no século XIX a situação da mulher era de subserviência ao pai e, depois do casamento, ao marido.


Durante anos, esse romance foi considerado de menor importância e ainda é uma das obras menos comentadas do autor, 'Esaú e Jacó' é reconhecido como um dos textos esteticamente mais elaborados e o mais difícil de ser compreendido da obra machadiana, graças a singularidades e sutilezas. Essa é uma obra polifônica, cercada de conceitos intertextuais, 'Esaú e Jacó' retrata passagens importantes de nossa história e as transformações políticas que ocorreram no Brasil e Machado de Assis finaliza essa obra de forma espetacular.


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page