google.com, pub-4979583935785984, DIRECT, f08c47fec0942fa0
top of page

Extraordinário Resenha

  • Foto do escritor: Vinicius Monteiro
    Vinicius Monteiro
  • 26 de jan. de 2022
  • 3 min de leitura

Atualizado: 11 de dez. de 2024

R. J. Palacio, Extraordinário Resenha, Extraordinário, blog resenha geral, blog da resenha, resenha crítica de artigo, resenha geral, resenha significado, livro, literatura, leitor, obra literária, resenha, crítica, resenha de livro, crítica de livro, blog de livro, blogs de livros, leitura, site de livro, site de livros, livro de leituras, crítica literária, leitor, leitura, frases facebook, frases de facebook, frases para facebook, frases instagram, frases para whatsapp, frases tumblr, frases para instagram, frases twitter, frases para perfil, frases para foto sozinha, frases para status, frases tumblr amor, frases para face, frases para o facebook, frases de amor tumblr, frases para fotos sozinha, frases de indiretas, frases tumblr para fotos, frases para twitter, frases para orkut, frases bonitas para facebook, frases para foto, frases para status do whatsapp, frases de superação, frase, frase de livro, citação, citação de livro, trecho, trecho de livro, análise, análise de livro, análise literária, dica de livro, indicação do livro, livro versus filme, diferença entre livro e filme, diferença entre o livro e o filme, ebook, kindle, kindle ebook, amazon kindle, ibooks, kindle books, kindle unlimited, amazon books kindle, amazon books, ebook kindle, amazon fire, nook, frase de amizade, frase de felicidade, frase de efeito, frase de motivação, livro versus filme, livro vs filme, diferença entre filme e livro, diferença entre livro e filme, livro e filme diferenças, frase do dia, livro de ficção científica, livro de ficção, livro de humor, livro de fantasia, livro de comédia, livro de ficção científica fantasia, livro de aventura, biografia, autobiografia, memórias, livro de memórias, graphic novels, quadrinhos, quadrinhos resenha, história em quadrinhos, graphic novel, natalino, livro natalino, natalino, nacional, livro de nacioanl, conto de fadas, contos de fadas, crime, livro de crime, psicologia, livro de psicologia, manga, resenha de manga, manga resenha, central mangá, ler mangá online, comprar livros, comprar ebook, comprar mangás, mangá yaoi, manga livre, central de mangá, mangá union, mangá online portugues, mangá project, mangá host, ler mangá, frase de mangá, mangá frases, mangá frase, mangá, desenhar mangá, mangá anime, mangá br, mangá download, como desenhar, como desenhar mangá, mangás, mangás online, mangá desenhos, desenho mangá, central mangá, punch mangás, manga chan, one manga, ler mangá, shonen, shoujo, seinen, josei, Kodomo, yaoi, yuri, isekai, horror, comédia romântica

★★★☆☆

August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.


Ainda nos dias de hoje é possível esbarrar no preconceito, às vezes parece até impossível acreditar em mudança, mas uma história tão simples e envolvente como 'Extraordinário', traz uma esperança de que acreditar em si e enfrentar as situações cara a cara, pode acontecer as mudanças da qual queremos e precisamos mudar.

A narrativa em primeira pessoa de 'Extraordinário' é ótima e a autora R. J. Palacio opta por trazer capítulos curtos para contar diversos episódios da vida de Auggie. O livro possui uma linguagem simples que reflete exatamente a idade do personagem. É um bom livro para as crianças e pré-adolescentes, eu acredito que a criançada se identificará com o texto, por terem vivido ou vivenciado algo parecido.


A história não se concentra somente na visão de Auggie, também temos a narrativa de sua irmã, Olivia, de alguns de seus colegas de escola, entre outros personagens. O leitor consegue entender o sentimento de várias pessoas que orbitam a vida de Auggie, suas impressões sobre o garoto e sua condição e principalmente o impacto e transformação que ele causa em suas vidas. A escolha de vários pontos de vista só enriquece a leitura da história.

'Extraordinário', apesar de ser bem objetivo, oferece um bom desenvolvimento de personagem e história. No início Auggie se comparava a todos os garotos de sua idade e ficava muito chateado com os comentários e olhares maldosos. No decorrer da história Auggie, ganha o coração de muitos e faz grandes amizades. Possuindo uma relação admirável com os pais, a irmã e os amigos Summer e Jack Will, August é um garoto consciente, compreensível e com o decorrer do livro só fica cada vez mais maduro e o leitor mais apaixonado por ele.


Os personagens secundários também têm dilemas próprios desenvolvidos. A irmã de Auggie, sente a dor de ter sido deixada de lado a vida toda. Ela sabe que August precisa de mais atenção e causa mais aflição em seus pais, mas a garota inevitavelmente sente a mágoa de nunca ser a prioridade da família. O novo amigo de Auggie na escola, Jack, gosta muito de Auggie, mas a pressão externa faz com que ele cometa alguns erros na amizade dos dois.

O livro tem momentos de muito carinho e amor, mas há algumas partes bem tensas, principalmente para descrever o bullying, mas é descrito de uma maneira leve. É justamente essa situação e as diversas versões da história de Auggie, que R. J. Palacio se propõe em entregar reflexões de amadurecimento e a busca por redenção.


'Extraordinário' é cheio de significado e simplicidade, além da história emocionante, o livro traz uma escrita leve e deliciosa, que arranca sorrisos, suspiros e lágrimas. É uma obra que fala de amizade e de amadurecimento de uma maneira doce e relevante.

A história trazida com o livro é de grande importância para mudarmos a concepção de como tratamos as pessoas ao nosso redor e de como lidarmos em determinadas situações. A grande mensagem a ser passada não é só respeitar as diferenças, mas também inspirar os pequenos leitores a exercerem empatia.




Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page