google.com, pub-4979583935785984, DIRECT, f08c47fec0942fa0
top of page

Guerra Mundial Z Resenha

  • Foto do escritor: Vinicius Monteiro
    Vinicius Monteiro
  • 4 de abr. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: há 3 dias

Guerra Mundial Z Resenha

★★★★☆


Max Brooks nos apresenta uma realidade pós-apocalíptica em que o conflito provocado pelo surgimento de zumbis praticamente dizimou a raça humana. Por meio de notas pessoais e entrevistas, o narrador que integra a comissão da ONU para estudar os fatos nos apresenta a um mundo em que governos e instituições de nosso tempo foram derrubados diante da crise. Assim como atos extremos de heroísmo se tornaram frequentes, atitudes de mesquinhez e egoísmo direcionaram muitas das ações humanas. A obra ainda consegue realizar uma profunda crítica social e proporcionar reflexão sobre muitos temas do nosso tempo. Personagens marcantes na cultura pop atual, os zumbis raramente foram retratados com tamanho realismo e de forma tão profunda.


'Guerra Mundial Z' é um daqueles livros que quando você sabe de sua existência, ele imediatamente vai para sua lista de desejos. A obra é frequentemente apontada como um dos melhores livros com a temática de zumbis, eu fiquei muito feliz de finalmente ler essa obra. Não sou fã, mas curto o universo dos zumbis, 'Guerra Mundial Z' foi a minha primeira leitura do tema.

Em vez de um típico thriller de zumbis, Max Brooks mergulha no aspecto humano de "como podemos deixar isso acontecer?", e é isso que deixa obra tão divertida dando vida a um tropo comum.


O livro está cheio de autenticidade, desde sua construção de mundo, até com as entrevistas dos personagens, 'Guerra Mundial Z' soa como uma história oral deveria ser. Eu gostei demais da escrita de Max Brooks, é uma leitura muito envolvente, mas senti falta de um pouco de terror, por se tratar de uma história zumbi.

'Guerra Mundial Z' é pouco emocionante, o livro aborda bastante uma conversa política em sua história e isso deixou o livro desprovido de tensão. O livro organiza sua narrativa em entrevistas, mas com muita sobreposição de períodos de tempo e muitas das entrevistas não parecem fluir juntas.


Os personagens entrevistados são todos iguais, um outro problema do livro. Os personagens carecem de uma voz perspicaz. Embora todos os personagens certamente sintam que viveram essa guerra de zumbis, todos eles são escritos com uma voz muito semelhante. Eu tenho que confessar que eu fiquei confuso em alguns momentos em 'Guerra Mundial Z'.

Onde Max Brooks realmente consegue cativar o leitor é em seu comentário social e político. Em seu futuro apocalíptico, disputas sobre a imigração de refugiados possivelmente infectados causaram uma guerra nuclear entre dois países muito improváveis.


Pode demorar um pouco para se acostumar com a estrutura do livro, mas há muito o que gostar em 'Guerra Mundial Z' e definitivamente eu comecei bem as minhas leituras do universo zumbi. Quando o livro funciona, ele realmente funciona. É uma história oral sobre uma praga de zumbis que é executada de uma forma tão séria quanto uma história oral sobre a Segunda Guerra Mundial pode ser executada. Estou feliz por finalmente ter lido o livro e gostado.





Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page