Histórias Estranhas Crítica Cinematográfica
- Vinicius Monteiro
- 4 de set. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 28 de dez. de 2024

★★★☆☆
Idealizado por Ricardo Ghiorzi, Histórias Estranhas é uma coletânea de oito segmentos repletos de horror, suspense e fantasia, realizados por produtoras de cinema independente e dirigidos por alguns dos mais promissores cineastas de gênero do Brasil na atualidade.
Como uma coletânea de contos, "Histórias Estranhas" vem ao mundo dominado por superproduções hollywoodianas, que merece a atenção do brasileiro. Essa coletânea nos apresenta oito curtas de terror, que são: "Ninguém", de Rodrigo Brandão; "A Mão", de Kapel Furman; "Mulher Ltda.", de Taísa Ennes; "No Trovão, Na Chuva ou Na Tempestade", de Paulo Biscaia Filho; "Os Enamorados", de Claudio Ellovitch; "Invisível", de Filipe Ferreira; "Sete Minutos para a Meia-Noite", de Ricardo Ghiorzi; e "Apóstolos", de Marcos DeBrito.
Cada curta tem cerca de dez minutos de duração e contém uma história completa, que não se interliga com a próxima. "Histórias Estranhas" começou como uma continuação do "13 Histórias Estranhas", mas no decorrer do tempo os contos foram reduzidos para oito.
Com uma crítica social e dirigido pela única mulher do grupo, Taísa Ennes entrega o curta "Mulher Ltda.", a história mostra dois amigos que começam a ressuscitar mulheres bonitas em um necrotério para vendê-las como objetos. A ideia é boa e tem um visual contagiante, mas com um final pouco disperso. O curta é uma chacota divertida com homens imaturos.
O curta "A Mão" é cheio de estranhezas visuais interessantes, e talvez o que mais entrega efeitos práticos ousados. Dirigido por Kapel Furman, a história acompanha a jornada de criaturas que caçam humanos para sobreviver em meio aos demais. O visual de tais monstros é muito bem feito e assusta.
Já "Sete Minutos para a Meia-Noite", que é dirigido pelo idealizador do projeto, Ricardo Ghiorzi, acerta pela tensão de uma situação que envolve um pacto com o maligno, mas traz uma sensação de que faltou algo.
"Invisível", que faz uma releitura da história do "Homem Invisível", conta a história de um homem solitário em busca de algo. Tudo nesse curta é meio jogado sem muitas explicações. "No Trovão, Na Chuva ou Na Tempestade" é outro curta que passa sem chamar atenção.
"Os Enamorados" é um curta com uma ousadia boba, é aquele tipo de história sem pé nem cabeça. O curta mistura monstros na tela, devaneios, sonhos e tudo mais que possa ser possível, mas essa mistura não faz muito sentido. "Apóstolos" encerra a coletânea e é dirigido por Marcos DeBrito, traz a Santa Ceia e os apóstolos de Cristo repaginados, com cenas de nudez, muita sensualidade e efeitos especiais.
"Histórias Estranhas" é cheio de ideias interessantes, com ótimos curtas e outros que transitam na instabilidade. O orçamento para cada curta é visível na tela, em alguns momentos o projeto sofre com problemas técnicos como o som das falas baixo (como em "Sete Minutos para a Meia-Noite"), em oposição à megaprodução de "Apóstolos".
Com cenas de terror gore, suspense, terror trash e alguns tons políticos, a proposta de "Histórias Estranhas" é um leque de variedades e possibilidades do cinema nacional. Apesar de inconsistente em sua totalidade e com um tom amador, a coletânea entretém e diverte, e demonstra ser o produto certo para seu público alvo. Se você curte o estilo, "Histórias Estranhas" precisa ser conferido.
Comentários