Imparável: Minha Vida Até Aqui Resenha
- Vinicius Monteiro
- 4 de jun. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 22 de mar.

★★★★☆
Quem contempla hoje a carreira de Maria Sharapova, cinco vezes vencedora de torneios do Grand Slam, não pode imaginar tudo o que a tenista passou para chegar ao topo do ranking mundial do tênis feminino. Com sua autobiografia, podemos enfim ir às raízes da vida e da carreira da tenista e descobrir o que esteve por trás de sua trajetória no tênis, de suas decepções, de suas polêmicas, de seus tropeços e, sobretudo, de suas voltas por cima, tanto no âmbito pessoal quanto em sua vida profissional.
Eu não acompanho nenhum esporte, eu nem torço para o Brasil em Copa do Mundo, dito isso, nunca vi um jogo de tênis na minha vida, podemos chegar a conclusão de que não sou nenhum fã de Maria Sharapova. A única coisa que eu tinha conhecimento sobre o nome da tenista era uma certa rivalidade entre ela e Serena Williams, isso é o máximo do universo do tênis que eu conheço.
'Imparável: Minha Vida Até Aqui' já começa com um prólogo onde Maria Sharapova fala sobre afastamento causado pelo exame de doping. É um começo brilhante para o livro, pois explica a verdade da proibição e faz você se perguntar se deveria ter acontecido. O prólogo é breve e há mais sobre a proibição no último capítulo do livro, com o resto da história seguindo em ordem cronológica.
À medida que o livro avança e detalha a vida dela na América, você começa a ter um verdadeiro senso de respeito por ela. As dificuldades que ela enfrentou no início e as condições em que ela e seu pai viveram. Na primeira menção de ver as irmãs Williams, ela parece ter criado sua própria barreira contra elas e isso ficou mais claro à medida que eu lia.
Ao longo do livro, Sharapova fala abertamente sobre sua rivalidade com Serena Williams. Na verdade, Williams é uma presença tão importante no livro de Sharapova que seu nome aparece muitas vezes. Não importa quantas vezes Sharapova traga à tona os problemas em torno dela e Williams, não consegui ver nenhum conflito real em sua história.
Sharapova fala francamente sobre a suspensão feita pela ITF por tomar a substância proibida meldonium durante o Aberto da Austrália de 2016. Admitindo abertamente que tomou a droga (que só recentemente foi adicionada à lista da ITF) para um problema cardíaco, embora sem saber que era uma substância proibida.
A única decepção real é o final que parece apressado e abrupto, mostrando uma Sharapova querendo chegar rapidamente ao ponto que sua suspensão a fez parar. As pessoas que não gostam de tênis, assim como eu, podem gostar deste livro. Não há explicação de como os jogos de tênis funcionam, em alguns momentos há descrições sobre certas partidas que podem fazer alguns leitores boiarem, mas achei muito interessante de ler.
'Imparável: Minha Vida Até Aqui' é sincero e franco, a escrita é aberta e honesta desde o início, e a leitura é fácil. A estrela do tênis também não adoça partes de sua carreira, falando abertamente sobre os relacionamentos que a moldaram, incluindo seus treinadores, melhores amigos e namorados. Ver a paixão de Sharapova pelo esporte, seja você um fã ou não, não impede o leitor de se inspirar com sua motivação e determinação para vencer, sejam quais forem as probabilidades.
Comments