Os Livros Favoritos da Marina Abramović
- Vinicius Monteiro
- 7 de mar. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 24 de mai. de 2024

"Sei que estou lendo um livro poderoso quando tudo ao meu redor desaparece e sou incapaz de colocá-lo para baixo até terminá-lo. Um bom livro pode levá-lo a outro estado de consciência e transportá-lo para diferentes tempos e espaços. Estou sempre buscando essa experiência de ter a realidade do livro dominando a realidade da minha própria vida."
Marina Abramović
Marina Abramović vem provocando o público há mais de quatro décadas – produzindo arte performática que quebra todas as barreiras entre artista e público e ultrapassa os limites do corpo e da mente.
Marina Abramović é uma artista performática que iniciou sua carreira no início da década de 1970 e manteve-se em atividade desde então. Considera-se a “avó da arte da performance". Seu trabalho explora as relações entre o artista e a plateia, os limites do corpo e as possibilidades da mente.
A artista teve uma educação difícil e usou os livros como meio de escapar: "Quando li um livro, tudo ao meu redor deixou de existir. Toda a infelicidade da minha família – as brigas amargas dos meus pais, a tristeza da minha avó por ter tirado tudo dela – desapareceu. Eu me fundi com os personagens."
Continue lendo para conhecer os livros que marcaram Marina Abromović.
A Trilogia de Nova York
por Paul Auster
Nas três histórias deste livro, Paul Auster, talvez o mais nova-iorquino dos escritores americanos, confronta seus personagens com o mistério da identidade, do conhecimento e da arte.
Sobre a Criatividade
por David Bohm
Nesta ode ao processo criativo, David Bohm trata de sua importância para a ciência, a arte e a vida em geral. Ao longo do ensaio ele reflete sobre o que essencialmente incita nossa mente e procura compreender o contraste entre o pensamento mecânico e o pensamento criativo.
"Lendo sobre o processo criativo de uma perspectiva científica, encontrei mais semelhanças com meu próprio trabalho do que pensava que faria." - Marina Abromović
O Castelo
por Franz Kafka
Na trama de O Castelo, Kafka tece uma crítica devastadora à burocracia que sufoca a sociedade, delineada pela busca incessante de respostas que parece inalcançável para seu protagonista.
"O romance inacabado de Kafka apresenta tantas vidas e tantos momentos diferentes do desenvolvimento da nossa sociedade. Suas lições podem ser aplicadas ao momento cultural e político que vivemos agora." - Marina Abromović
Em Busca do Tempo Perdido - Box
por Marcel Proust
Em busca do tempo perdido é uma das maiores criações da literatura mundial. Dividida em sete livros, a obra-prima de Marcel Proust foi publicada entre 1913 e 1927, e sua beleza e força vão se revelando cada vez mais impactantes com o correr dos anos.
Só Garotos
por Patti Smith
Pincelado com imagens raras do acervo de Patti Smith, Só garotos pode ser lido como um romance de formação de dois grandes artistas do século XX, que apostaram na ousadia, na liberdade e na beleza como antídotos à massificação - e contra todas as recomendações.
"O 'Só Garotos' de Patti Smith foi uma grande inspiração para mim. Ao lê-lo, fiquei tão nostálgico sobre a simplicidade e inocência da cena artística dos anos 70, que acho que ela retratou muito bem." - Marina Abromović
Marina Abramović tem uma biografia lançada chamada "Pelas paredes: Memórias de Marina Abramovic".
Comments