Moby Dick Resenha
- Vinicius Monteiro
- 28 de set. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 22 de abr. de 2024

Esse texto pode conter possíveis SPOILERS.
Sinopse: Narrado pelo tripulante Ismael, este livro conta a história do capitão Ahab, um misterioso e vingativo marujo que tem uma missão pessoal para a qual está disposto a arrastar toda a população de seu navio: capturar Moby Dick. Tomado por esta ideia fixa, Ahab vai à caça da lendária baleia que devorou sua perna e que, embora cravejada de arpões, segue nadando em liberdade e intimidando até os marinheiros mais bravos.
Resenha: Estou decepcionado. Eu não curti 'Moby Dick', eu achei tudo muito chato. Eu li o ebook da editora Autofágica e o fato de não ter gostado do livro pode ter sido a tradução. Eu li comentários de leitores reclamando disso, essa também é uma reclamação minha. Futuramente dou uma segunda chance ao livro.
A edição de 'Moby Dick' da Autofágica também tem ilustrações e não gostei delas. Há um momento do livro que a história está ensinando sobre os tipos de baleia que existem, e as ilustrações delas são bem bonitas, mas no geral, eu achei que as ilustrações não somaram com o texto.
O livro tem um tema muito profundo e ambicioso. O autor Herman Melville aborda muitas controvérsias com comentários sutis. O livro tem muitos paralelos: Como Jó lutando com a questão de por que coisas ruins acontecem a pessoas boas; como Lear se enfurecendo contra a deterioração do corpo e a traição dos outros; como Aquiles, o invencível, luta e morre por causa de uma falha fatal. Essa são algumas das minhas percepções.
Sobre a leitura em si, eu achei ela bem arrastada e cansativa, eu demorei mais de dez dias para ler essa obra, não consegui me engajar com nada no livro. A obra inclui também muitos capítulos descartáveis.
'Moby Dick' era um dos clássicos que eu mais queria conhecer e me afoguei de tão decepcionado, o livro é literalmente sobre a caça às baleias. A obra não funcionou para mim. Eu recomendo esse livro para os leitores que gostam de mar e aventura.
Nota: 5
Comments