Muralha Resenha
- Vinicius Monteiro
- 16 de fev. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 20 de jan.

★★★☆☆
Um metal tão raro quanto rentável mudou a história da Turma da Mata e do reino de Leonino. Hoje, eles estão em lados opostos e um confronto é inevitável. Em Muralha, Artur Fujita, Roger Cruz e Davi Calil fazem uma releitura ousada dos clássicos personagens de Mauricio de Sousa, numa trama repleta de intriga política e aventura.
'Muralha' é até o momento o volume mais realista do projeto Graphic MSP. A HQ tem uma abordagem social e "humana" muito forte, que acaba ganhando uma atmosfera de fábula, já que seus personagens não são humanos.
A Turma da Mata surge com uma típica jornada do herói. O quadrinho acaba caindo no mais do mesmo no sentido de trama, pois é uma luta do bem contra o mal, de heroísmos e resgates de amizades perdidas. A trama em muitos momentos fica um pouco confusa também.
Com elementos medievais misturados com um certo modernismo e tecnologia, 'Muralha' apresenta um estilo meio steampunk dos personagens. Com desenhos de Roger Cruz, que ganham vida com as cores fortes com uma paleta tropical de Calil, o quadrinho tem várias sequências de ação bem conduzidas.
Nunca fui muito fã da Turma da Mata, mas vê-los em traços realistas e em tramas mais adultas, me fez vê-los de maneira diferente. Os traços dados a Jotalhão, Raposão, Coelho Caolho e companhia ficaram maravilhosos. A personagem Rita Najura ganhou uma releitura bem legal, ela uma espiã corajosa em 'Muralha', não apenas a formiguinha apaixonada pelo Jotalhão.
O final não é ruim, mas merecia uma finalização um pouco mais longa e melhor trabalhada. 'Muralha' clama por uma continuação e que com certeza serviu para colocar a Turma da Mata na lembrança do público, mas essa HQ merecia mais páginas.
'Muralha' conseguiu trazer política e conflito para os quadrinhos, sem perder a essência original dos personagens da Mata. A HQ poderia ser menos apressada e ter aproveitado melhor as lendas brasileiras ao invés de usar mitos externos, ainda assim, o trabalho dos autores na nova roupagem dos personagens clássicos ficou excelente, 'Muralha' é uma boa graphic novel.
ความคิดเห็น