Nada a Perder Resenha
- Vinicius Monteiro
- 8 de dez. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 25 de out. de 2024

★★★☆☆
Derek Ouelette costumava ser alguém. Promessa do hóquei, ele agora nada mais é do que a sombra do ídolo que um dia poderia ter sido. Um bêbado, sacana, violento, leva uma vida esquecida por todos em uma vila esquecida por todos. Um dia, no entanto, algo invade sua história e o coloca diante de uma escolha impossível. Uma escolha que só pode ser feita por um homem que não tem nada a perder.
Jeff Lemire é dono de uma carreira já consolidada e de muito prestígio, em seu currículo consta 'Velho Logan' e 'Thanos', da Marvel. Em 2012 foi indicado ao maior prêmio de HQs, Einsner Awards, como Melhor Escritor através do seu trabalho em 'Sweet Tooth' e nas séries 'Animal Man' e 'Frankenstein', que saíram pela DC Comics.
'Nada a Perder' traz uma narrativa com um toque de suspense, tanto pelas condições colocadas ao personagem, mas também por seu comportamento problemático e explosivo. Derek é um grande amontoado de frustração, culpa e vícios, e passa toda história sendo uma pessoa arrogante, mas mesmo assim, conseguimos nos identificar e criar empatia por ele.
O quadrinho caminha do presente para o passado da vida de Derek que está atolado de angústias. Os fatos são apresentados por Jeff Lemire com bastante cautela. À medida que o autor expõe os fatos, o leitor vai ligando os fatos e entendo as circunstância que formaram esse homem tão machucado por dentro.
A HQ traz um trabalho sólido com seu personagem, mas traz um enredo um pouco previsível e de poucas surpresas, parecendo aqueles filmes clichês de superação, isso foi a única coisa que me desagradou em 'Nada a Perder'.
Lemire trabalha muito bem as emoções em 'Nada a Perder'. Com traços rasurados com muitas cores frias e colorização em aquarela, o autor traz um ambiente deprimente e distante. As páginas dessa HQ, estão cheias de paisagens cobertas por neve, que ganham vida com cores de branco e azul. Quando acompanhamos o passado de Derek através de flashbacks as páginas ganham uma arte mais saturada e quente. Em alguns momentos vemos a forte presença da cor vermelha, que é usada normalmente quando Derek perde a cabeça, dando uma explosão de sangue.
'Nada a Perder' fala de assuntos muito importantes como abuso, drogas, miséria e todo tipo de sentimento ruim que nós sentimos, mas também é uma história de superação, perdão e acima de tudo, amor. Jeff Lemire apresenta uma história sobre redenção e sobre o medo de aceitar o passado para seguir em frente com tranquilidade.
Comments