O Karateca Resenha
- Vinicius Monteiro
- 29 de dez. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 17 de abr. de 2024

Esse texto pode conter possíveis SPOILERS.
Sinopse: Icaro Eisenhauer narra com detalhes a história de como fora parar na cadeia por cometer um crime gravíssimo após consumir uma droga legalizada no Brasil. Na prisão, o protagonista paga com uma dose de karma pelo seu delito. Quando é trocado de cela, Icaro conhece um mestre de Karatê, e encontra sua reabilitação na arte marcial.
Resenha: Uma grande alerta sobre essa leitura e vai ter muito spoiler. O cara estupra uma mulher e vai preso. Após sair da cadeia ele encontra a mulher que estuprou e se apaixona por ela, e assim eles terão um relacionamento, aparentemente ela não sabe que ele é o estuprador. Tem filho gerado do abuso e outro do relacionamento romântico. No fim, a mulher sabia que ele era o estuprador e mantém a relação mesmo assim. Para quem for sensível, essa leitura não é para você.
"O Karateca" começa muito bem. No momento em que Icaro usa droga até o momento de sua prisão, a leitura é frenética e me prendeu muito na história. O autor Daniel Heldt Urban descreve de maneira crua todas as cenas. Os estupros, o cheiro da prisão e toda a violência da história é muito bem descrito, trazendo uma atmosfera de terror muito forte. No primeiro momento a história me cativou, mas após o Icaro ser trocado de cela e conhecer um mestre de karatê, me perdi "O Karateca".
Após o mestre de karatê entrar em cena, a obra se torna um enredo de 'Karatê Kid' mudando totalmente o tom. Há uma subtrama envolvendo a droga 'O Purgatório' que é deixada de lado, o que eu não gostei, pois eu fiquei interessado nesse enredo. Quase todo livro fica no enredo do personagem aprendendo karatê e tentando se dar uma segunda chance.
Quando Icaro saiu da cadeia, "O Karateca" parou de funcionar para mim. O final é bem apressado e por isso mal desenvolvido. A ideia da vítima se apaixonar pelo agressor não se encaixou muito bem na história. A leitura foi decepcionante, eu estava bem empolgado pela leitura, ainda mais com um começo tão brutal e cheio de horror.
"O Karateca" muda de tom no meio da história, oferece um final bem louco e broxante, depois de entregar um começo incrível. Foi difícil se manter na história do meio para o final, é uma obra super curta, mas eu demorei bastante para terminar de tanto que eu perdi o interesse.
Nota: 4
Kommentare