O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa Curiosidades
- Vinicius Monteiro
- 6 de jan. de 2024
- 7 min de leitura
Atualizado: 1 de ago. de 2024

Esse texto pode contém SPOILERS.
Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial, os irmãos Pevensie deixam Londres para viver em uma pequena cidade com um professor. Enquanto exploram sua mansão, eles descobrem uma passagem secreta em um guarda-roupas, que dá acesso ao mundo de Nárnia.
1. A reação de Georgie Henley ao Sr. Tumnus no poste é genuína. Ela não tinha visto seu colega de elenco James McAvoy em seu traje antes de filmar a cena, então seus gritos e reações foram reais. A primeira reação de Georgie ao mundo nevado de Nárnia também é genuína. Ela foi levada para o set com os olhos vendados para fazer sua primeira entrada, e suas reações de olhos arregalados e encantados a tudo isso foram inteiramente suas.
2. Os lobos que destruíram a casa dos Castores eram principalmente animais reais, com um ou dois CGI adicionados, embora suas caudas tivessem que ser removidas digitalmente e readicionadas. Seus rabos continuavam abanando enquanto filmavam a cena, fazendo-os parecer amigáveis. Os lobos vivos treinados neste filme cinematográfico eram os híbridos de Huskies ou Malamutes do Alasca.
3. Quando os xingamentos dos adultos saíram do controle no set, Georgie Henley (Lucy) armou um balde de palavrões. James McAvoy foi supostamente o pior infrator. Até mesmo seus colegas de elenco adolescentes tiveram que pagar seu pedágio, especialmente Skandar Keynes, de acordo com o comentário do DVD.
4. Durante a sequência de ataque aéreo, a foto do pai dos Pevensies, que Edmund arrisca recuperar, é o retrato da vida real do pai do editor Sim Evan-Jones.
5. O professor Kirke apresenta três opções para as outras crianças Pevensie sobre o que pensar sobre a afirmação de Lucy sobre Nárnia: que ela está sendo desonesta, que ela é louca ou que ela está dizendo a verdade. C.S. Lewis era um defensor vocal do cristianismo, e em seu livro "Mere Christianity" apresentou três escolhas semelhantes sobre a reivindicação de Jesus de ser o Filho de Deus: Mentiroso, Lunático ou Senhor. Isso é conhecido como seu argumento "Trilema" e ainda é frequentemente usado pelos cristãos hoje.
6. Em "O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa", Edmundo pergunta se a Bruxa Branca pode torná-lo mais alto. Na verdade, Skandar Keynes cresceu seis centímetros e meio durante as filmagens deste filme.
7. Na cena em que o professor conversa com Peter e Susan em seu escritório, ele fuma seu cachimbo. O recipiente de onde ele tira seu tabaco é uma maçã de prata - uma referência à experiência do professor em Nárnia no primeiro livro da série, O Sobrinho do Mago.
8. Nenhum leão de verdade foi usado para o filme, simplesmente porque Andrew Adamson queria um momento em que Georgie Henley pudesse estender a mão e tocar Aslan. Levou aproximadamente dez horas para renderizar cada quadro do CGI Aslan e seus 5,2 milhões de cabelos individuais.
9. Edmundo foi escalado como o último dos quatro filhos. Isso ajudou a deixar seu personagem um pouco desapegado de seus irmãos, já que os outros três atores estavam juntos em uma oficina há quase um mês quando Skandar conseguiu o papel. Skandar odiava ser abraçado pelas outras crianças, então para aumentar o antagonismo na tela, o diretor Andrew Adamson aproveitou todas as oportunidades para fazê-las fazer exatamente isso - mesmo que a cena estivesse terminada. Skandar estava ausente durante a cena em que Edmund segue Lucy até o guarda-roupa, então Anna Popplewell usou seu traje da cintura para baixo e fez a cena para ele.
10. O filme foi filmado principalmente em ordem cronológica. A cena final em que os Pevensies caem do guarda-roupa foi filmada antes de todas as tomadas ao ar livre para que as crianças ainda ficassem pálidas e parecessem como tinham no início do filme.
11. Os quatro tronos em Cair Paravel são ligeiramente diferentes: em suas cabeças, eles têm esculturas do presente que seu ocupante recebeu do Pai Natal. O trono de Lúcia tem um frasco, o de Susan tem um chifre e o de Pedro tem o punho de sua espada. Como Edmundo não estava presente no momento e não recebeu nenhum presente, seu trono tem uma representação de uma espada quebrando um bastão - seu ato de heroísmo durante a batalha climática.
12. Tilda Swinton, primeira escolha para o papel de Jadis, a Bruxa Branca, não havia lido o livro antes das filmagens. Ela usava sapatos plataforma sob seu traje para torná-la mais alta, e usava uma cinta em seus ombros entre as tomadas, para dar-lhe uma pausa do peso de sua peruca e coroa.
13. O cocheiro da Bruxa não tem nome no livro. Os cineastas o chamaram de Ginaarbrik, decidindo que ele tem um descendente - Nikabrik - visto em As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian (2008). Os dois anões usam o mesmo anel de família nos filmes.
14. Anna Popplewell tem medo de ratos, então suas cenas envolvendo ratos tiveram que ser filmadas com seu dublê.
15. Os fabricantes pediram permissão para trazer doze renas para a Nova Zelândia, para puxar o trenó da Rainha do Gelo. O Ministério da Agricultura e Florestas negou-as, citando a potencialmente mortal Febre Q, da qual a população de renas norte-americana sofre, como a razão. No entanto, dez lobos foram autorizados a entrar, para filmagens em Auckland.
16. Em cenas em que as crianças tinham que reagir ou conversar com personagens CGI, Andrew Adamson e Alina Phelan, sua assistente, davam as vozes para esses personagens inexistentes para tornar mais fácil para as crianças responderem a alguém que não está lá.
17. O CGI no Sr. Tumnus era de sua cintura para baixo - suas pernas de cabra e cascos. Suas orelhas eram controladas por controle remoto, e o nariz era falso.
18. Quando Peter fala com Aslam, Aslan diz: "Beaver também mencionou algo sobre você transformá-lo em um chapéu". Essa frase não estava originalmente no filme. O sorriso que você vê é William Moseley sorrindo porque uma mosca estava zumbindo em torno de sua cabeça, o que tornou o tiro inútil.
19. O artefato histórico que a Sra. MacReady avisa Susan para não tocar é o busto de Dante Alighieri.
20. William Moseley largou a escola quando conseguiu o papel, para que pudesse se concentrar em aprender suas falas.
21. Enquanto filmavam a cena da briga de bola de neve, as quatro crianças tiveram uma briga de bola de neve com Andrew Adamson entre as tomadas
22. Devido a como os sistemas de classificação funcionam na Holanda e na Alemanha, a versão original do filme foi classificada para crianças com 12 anos ou mais. No entanto, a distribuidora queria o filme mais acessível ao público familiar. Posteriormente, em um movimento altamente incomum, o filme foi reeditado para os mercados holandês e alemão, e o novo corte recebeu uma classificação para maiores de seis anos. As edições incluíram efeitos sonoros diminuídos, cenas de batalha, cenas de ataque de animais e imagens de guerra.
23. Georgie Henley (Lucy) não gostava de chá, então a bebida que ela consome com o Sr. Tumnus no filme é na verdade chocolate quente.
24. O filme tinha dois títulos provisórios falsos: "The Hundred Year Winter" e "Paravel". Cartazes em Auckland que direcionavam figurantes e equipe para os sets tinham "Paravel" escrito neles.
25. Os espectadores atentos notarão que as imagens no guarda-roupa titular são cenas de O Sobrinho do Mago, a prequela do romance original.
26. Grande parte deste filme foi rodado na Nova Zelândia. A trilogia O Senhor dos Anéis e, posteriormente, A trilogia O Hobbit também foram filmadas na Nova Zelândia. Na vida real, os autores das duas séries de livros, C.S. Lewis e J.R.R. Tolkien eram amigos muito próximos.
27. O terceiro filme de maior sucesso de 2005.
28. Existem três versões da espada de Pedro: aço, alumínio e borracha. William Moseley preferiu trabalhar com as espadas de alumínio para as cenas de luta porque elas eram muito mais leves e "não saltavam como as espadas de borracha".
29. Os planos originais para ambientar a nova adaptação nos EUA contemporâneos encontraram uma recepção hostil do espólio de C.S. Lewis. O sucesso da franquia britânica Harry Potter levou os produtores a repensarem essa postura.
30. Vários pássaros fizeram ninhos dentro do estúdio de filmagem, e várias cenas tiveram que ser filmadas duas vezes, devido ao barulho que essas aves estavam fazendo. Uma tela verde foi usada para filmar um desses pássaros, que leva as crianças da casa de Tumnus até os Castores.
31. A voz do coprodutor Douglas Gresham é ouvida no início do filme como um locutor de rádio dando notícias dos atentados alemães em Londres. Gresham é enteado de C.S. Lewis e o executor de sua propriedade, que administra os direitos dos livros de "Nárnia". Ele é um dos filhos da poetisa americana Joy Gresham, esposa de Lewis, mas o único retratado no filme biográfico Shadowlands (1993).
32. O lançamento em DVD mais bem sucedido de 2007, dando ao filme um lucro adicional de $332.7 milhões.
33. As negociações com o espólio de C.S. Lewis para fazer uma nova adaptação de seu livro começaram em 2000.
34. Anna Popplewell (Susan) uma vez substituiu Skandar Keynes (Edmund) quando se percebeu que mais cenas eram necessárias depois que ele já havia saído de folga. Com a ajuda dela, eles conseguiram gravar as cenas de Edmundo entrando em Nárnia pela primeira vez. O departamento de guarda-roupa primeiro a colocou com o traje errado, no entanto, e mais tarde ela deu a Keynes uma foto assinada de si mesma usando seu macacão marrom e shorts cinza.
35. Apesar de ser classificado como PG pela MPAA, este é um dos primeiros filmes da Disney a receber uma classificação M do ACB (Australian Classification Board).
36. Georgie Henley é a atriz principal no papel de Lucy. Perto do final do filme, sua irmã mais velha, Rachael Henley, interpreta seu alter ego adulto. No início do filme, quando Tumnus se refere a Lucy como uma "Filha de Eva", uma Lucy confusa diz que o nome de sua mãe é Helen, a mãe das duas filhas.
37. A pele ao redor do pescoço da Bruxa Branca durante a cena final de batalha é a juba de Aslam que foi cortada na noite anterior. Na mesma cena, ela luta contra o estilo florentino com duas espadas.
38. Susan e Lucy nunca interagem com a Bruxa Branca, e nunca compartilham qualquer diálogo com ela. O mais próximo que eles chegam de uma reunião é quando a Bruxa Branca entra no acampamento de Aslam para negociar o destino de Edmundo.
39. O leão de pedra no qual Edmundo desenha um bigode e óculos, quando está entrando no castelo da bruxa, aparece no final depois que todas as coroas são dadas, de pé ao lado da raposa.
40. Depois que Lúcia e Edmundo retornam de Nárnia pela segunda vez, ela entra no quarto de Pedro. A cama de Pedro tem uma cabeceira com um Leão Rampante. Isso é um prenúncio de que ele se torne um Alto Rei de Nárnia.
Tem resenha da série inteira de "As Crônicas de Nárnia". Também tem crítica da trilogia de filmes lançados pela Disney por aqui.
Compre outros livros:
Comments