google.com, pub-4979583935785984, DIRECT, f08c47fec0942fa0
top of page

O Peregrino Resenha

  • Foto do escritor: Vinicius Monteiro
    Vinicius Monteiro
  • 13 de jun. de 2022
  • 2 min de leitura

Atualizado: 16 de nov. de 2024

O Peregrino, John Bunyan, blog resenha geral, blog da resenha, resenha crítica de artigo, resenha geral, resenha significado, livro, literatura, leitor, obra literária, resenha, crítica, resenha de livro, crítica de livro, blog de livro, blogs de livros, leitura, site de livro, site de livros, livro de leituras, crítica literária, leitor, leitura, frases facebook, frases de facebook, frases para facebook, frases instagram, frases para whatsapp, frases tumblr, frases para instagram, frases twitter, frases para perfil, frases para foto sozinha, frases para status, frases tumblr amor, frases para face, frases para o facebook, frases de amor tumblr, frases para fotos sozinha, frases de indiretas, frases tumblr para fotos, frases para twitter, frases para orkut, frases bonitas para facebook, frases para foto, frases para status do whatsapp, frases de superação, frase, frase de livro, citação, citação de livro, trecho, trecho de livro, análise, análise de livro, análise literária, dica de livro, indicação do livro, livro versus filme, diferença entre livro e filme, diferença entre o livro e o filme, ebook, kindle, kindle ebook, amazon kindle, ibooks, kindle books, kindle unlimited, amazon books kindle, amazon books, ebook kindle, amazon fire, nook, frase de amizade, frase de felicidade, frase de efeito, frase de motivação, livro versus filme, livro vs filme, diferença entre filme e livro, diferença entre livro e filme, livro e filme diferenças, frase do dia, livro de ficção científica, livro de ficção, livro de humor, livro de fantasia, livro de comédia, livro de ficção científica fantasia, livro de aventura, biografia, autobiografia, memórias, livro de memórias, graphic novels, quadrinhos, quadrinhos resenha, história em quadrinhos, graphic novel, natalino, livro natalino, natalino, nacional, livro de nacional, literatura brasileira, literatura inglesa, literatura mexicana, literatura espanhola, literatura americana, conto de fadas, contos de fadas, crime, livro de crime, psicologia, livro de psicologia, manga, resenha de manga, manga resenha, central mangá, ler mangá online, comprar livros, comprar ebook, comprar mangás, mangá yaoi, manga livre, central de mangá, mangá union, mangá online portugues, mangá project, mangá host, ler mangá, frase de mangá, mangá frases, mangá frase, mangá, desenhar mangá, mangá anime, mangá br, mangá download, como desenhar, como desenhar mangá, mangás, mangás online, mangá desenhos, desenho mangá, central mangá, punch mangás, manga chan, one manga, ler mangá, shonen, shoujo, seinen, josei, Kodomo, yaoi, yuri, isekai, horror, comédia romântica, livro de terror, terror, livro de horror, horror, livro de suspense, suspense, adulto, livro adulto, sobrenatural, livro sobrenatural, livro paranormal, paranormal

★★☆☆☆

Neste livro, Bunyan narra a viagem de Cristão, um peregrino espiritualmente abatido que viaja rumo a Cidade Celestial. O Peregrino inicia com um poema no qual descreve os motivos para o livro e a razão de usar formas alegóricas (semelhante aos autos do teatro medieval) para contar a aventura do viajante que se encontra com personagens de carne e osso, mas que possuem nomes simbólicos que remetem ao evangelho de Jesus Cristo, como Evangelista, Adulação, Malicia, Apoliom e Vigilância. Um clássico cristão que ainda hoje tem um importante papel como guia sobre a perseverança em meio a dificuldades.

'O Peregrino' de John Bunyan é um clássico histórico do século XVII e preservado com carinho pelos cristãos. O livro pode ter um forte senso cultural e historicamente significativo, para mim a leitura trouxe um certo desapontamento e a obra entra para lista de um dos livros mais chatos que já li.


O livro contém duas partes principais. A primeira parte é sobre um homem, que sai em peregrinação para encontrar a Cidade Celestial. Depois que ele vai em peregrinação, seu nome se torna cristão. A segunda parte é sobre sua esposa e outros, indo para a Cidade Celestial. Depois que ela vai em peregrinação, seu nome se torna Christiana.

O livro é contado em estilo alegórico. Os personagens são simbolicamente nomeados por suas qualidades de caráter, como o Evangelista, Sr. Sábio do Mundo, Fiel, Misericórdia, Sr. Grande Coração, Sr. Honesto, etc. No começo na leitura a ideia soa interessante, mas tudo acaba sendo óbvio demais sobre o tipo de pessoa que cada personagem representava, isso me fez perder um pouco o encanto.


John Bunyan expõe com frequência referências às Escrituras ao longo do livro, expondo muitas das principais doutrinas da fé cristã. 'O Peregrino' também traz muitas discussões sobre questões teológicas e tópicos importantes sobre uma vida cristã, reconhecendo que as pessoas enfrentam inúmeras decisões que podem afastá-las da vontade de Deus e que os cristãos não são perfeitos ou sem pecado.


Por um outro lado, todas essas referências deixaram o livro didático demais para a sua proposta. 'O Peregrino' carrega um pouco de fantasia em sua narrativa, mas esse mundo fantasioso é nada explorado, deixando a história praticamente como se fosse uma paródia da Bíblia.


Se o livro fosse mais curto ou fosse simplesmente um conto, eu provavelmente teria tido mais simpatia por ele, mas o 'O Peregrino' me desapontou bastante, entregando uma leitura arrastada e chata. Eu recomendo 'O Peregrino', de John Bunyan, se você estiver pesquisando as visões religiosas do século 17 na Inglaterra ou se você for um cristão curioso. A obra é muito óbvia, didática demais para a sua proposta e tediosa de ler.





Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
bottom of page