O Poder da Gratidão Resenha
- Vinicius Monteiro
- 30 de dez. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 2 de jan.

★★★★☆
Neste inspirador relato autobiográfico, apoiado por pesquisas pioneiras, Janice Kaplan nos conta como passou um ano vivendo em gratidão e de que modo isso lhe deu uma nova perspectiva sobre a vida, transformou seu casamento, sua vida familiar, seu trabalho e sua saúde.
Baseando-se tanto em experiências pessoais quanto em pesquisas amplamente difundidas, Janice Kaplan explora como a gratidão pode transformar todos os aspectos da nossa vida. Em uma pesquisa financiada pela John Templeton Foundation, Kaplan descobriu que 94% dos americanos achavam que as pessoas gratas também eram mais realizadas e levavam vidas mais ricas.
Por meio de extensas entrevistas com especialistas e conversas animadas com pessoas comuns e até com celebridades (Eu achei essa parte muito legal) como Matt Damon, Daniel Craig e Jerry Seinfeld, a autora descobre o papel da gratidão em tudo que nos rodeia, desde a nossa sensação de realização com uma conquista até a felicidade de nossos filhos.
Dedicando cada capítulo a um objetivo específico de gratidão, Kaplan combina psicologia, filosofia, neurociência e dados médicos em sua jornada para se tornar mais grata. Começando com casamento e família, ela passa a cobrir dinheiro, carreira, bens materiais, saúde e, finalmente, como lidar, cuidar e se conectar, com gratidão e humor.
O livro aborda muitas pesquisas e tal, mas ele é muito focado nas experiências da autora, ele aborda todo o lado psicológico do tema de uma maneira bem simples e de fácil assimilação. Eu não achei isso ruim, ou eu considerei a abordagem simples algo ruim no livro, muito pelo contrário, eu acredito que para a proposta que Janice Kaplan quis trazer, tudo ficou muito bem cientificamente comprovado.
'O Poder da Gratidão' foge um pouco daquela atmosfera de auto ajuda e daqueles livros só querem vender cursos. Ele também se destaca daqueles livros superficiais sobre "só pensar positivo que tudo se resolve".
O livro talvez poderia ter sido melhor dividido, eu achei a leitura em alguns momentos é muito cansativa, eu acredito que se os capítulos fossem mais curtos e mais repartidos, a leitura teria sido mais fluída, mas isso não estragou muito a experiência da leitura.
Eu gostei de 'O Poder da Gratidão', as experiências de Janice Kaplan são gostosas de acompanhar. Com uma visão interessante, divertida e perspicaz, a jornada de Janice Kaplan capacitará os leitores a pensar positivamente e a começar a viver o melhor ano de suas vidas.
Comments