O que Aprendi com o Silêncio Resenha
- Vinicius Monteiro
- 24 de abr. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 1 de abr.

★★☆☆☆
Monja, jornalista, pensadora. Por trás da figura serena e sempre alegre, existe uma das maiores personalidades brasileiras da atualidade. Suas convicções são precisas e duradouras, mesmo que transmitidas de maneira doce e leve. Seus ensinamentos têm formado uma geração livre de preconceitos religiosos e focada na evolução do eu interior, na liberdade dos pensamentos, no controle do ego e principalmente na possibilidade de ser zen em um mundo caótico.
O livro será uma surpresa para quem conhece bem pouco sobre Coen Roshi, assim como eu. Não acompanho o trabalho da Monja, por isso não conhecia nada sobre a sua vida, por isso a leitura foi surpreendente.
A vida da Monja em alguns momentos choca, casou-se muito cedo, alguns abusos são relatados e muitas perdas na vida da monja. A sua vida não foi nada fácil em muitos sentidos, mas mesmo assim, ela encontrou a jornada que deveria explorar e concisamente achou seu propósito para vida, que era se tornar Monja.
A maior lição da vida de Coen Roshi, não é sobre o poder da meditação e a necessidade do silêncio, mas que apesar das pedras do caminho é possível ainda viver uma vida equilibrada e positiva. Coen Roshi viveu muito e muita coisa, mesmo assim ainda é decidida em evoluir como ser humano não deixando o seu passado te definir.
A Monja apresenta seus ideais e princípios, não de uma maneira muito religiosa, o que eu gostei muito, mas mostrar que a meditação e o 'ZEN' pode ser uma ferramenta muito poderosa para uma evolução interior.
O que eu não gostei em 'O que Aprendi com o Silêncio' foi da escrita. Muito confusa às vezes, eu me perdi em alguns momentos para entender de qual parte de sua vida a Monja estava relatando. Muitas vezes indo e voltando em suas memórias, a Monja relata sua vida de uma maneira muito solta.
Na metade para o fim do livro a narrativa parece voltar ao começo. Começando a contar a história de vida de Coen Roshi seguindo um outro estilo de escrita, uma proposta que não se uniu muito bem.
Eu gostei muito de conhecer um pouco da Coen Roshi, e também gostei dela ter abordado a meditação de uma maneira menos religiosa, isso me ajudou bastante a sentir mais interesse, mas 'O que Aprendi com o Silêncio' é muito confuso, eu não curti muito a escrita do livro.
Comments