google.com, pub-4979583935785984, DIRECT, f08c47fec0942fa0
top of page

O Quebra-Nozes Resenha

  • Foto do escritor: Vinicius Monteiro
    Vinicius Monteiro
  • 22 de dez. de 2020
  • 3 min de leitura

Atualizado: 10 de nov. de 2024

blog resenha geral, blog da resenha, resenha crítica de artigo, resenha geral, resenha significado, livro, literatura, leitor, obra literária, resenha, crítica, resenha de livro, crítica de livro, blog de livro, blogs de livros, leitura, site de livro, site de livros, livro de leituras, crítica literária, leitor, leitura, frases facebook, frases de facebook, frases para facebook, frases instagram, frases para whatsapp, frases tumblr, frases para instagram, frases twitter, frases para perfil, frases para foto sozinha, frases para status, frases tumblr amor, frases para face, frases para o facebook, frases de amor tumblr, frases para fotos sozinha, frases de indiretas, frases tumblr para fotos, frases para twitter, frases para orkut, frases bonitas para facebook, frases para foto, frases para status do whatsapp, frases de superação, frase, frase de livro, citação, citação de livro, trecho, trecho de livro, análise, análise de livro, análise literária, dica de livro, indicação do livro, livro versus filme, diferença entre livro e filme, diferença entre o livro e o filme, ebook, kindle, kindle ebook, amazon kindle, ibooks, kindle books, kindle unlimited, amazon books kindle, amazon books, ebook kindle, amazon fire, nook, frase de amizade, frase de felicidade, frase de efeito, frase de motivação, livro versus filme, livro vs filme, diferença entre filme e livro, diferença entre livro e filme, livro e filme diferenças, frase do dia, livro de ficção científica, livro de ficção, livro de humor, livro de fantasia, livro de comédia, livro de ficção científica fantasia, livro de aventura, biografia, autobiografia, memórias, livro de memórias, graphic novels, quadrinhos, quadrinhos resenha, história em quadrinhos, graphic novel, natalino, livro natalino, natalino, nacional, livro de nacioanl, conto de fadas, contos de fadas, O Quebra-Nozes, E.T.A. Hoffmann, Alexandre Dumas

★★★★★


É véspera de Natal. Marie se encanta, dentre todos os presentes, por um quebra-nozes em formato de boneco. Ela acomoda o novo amigo no armário de brinquedos, mas à meia-noite, ouve estranhos ruídos. Aterrorizada, vê seu padrinho, o inventor Drosselmeier, sinistramente acocorado sobre o relógio de parede, e um exército de camundongos invadindo a sala, comandado por um rei de sete cabeças! Contra eles, os brinquedos saem do armário e põem-se em formação. Têm uma grande batalha pela frente, sob as ordens do Quebra-Nozes...


Esta edição da Zahar inclui a versão original de E.T.A. Hoffmann e a clássica de Alexandre Dumas. Com tradução de André Telles (do francês) e Luís S. Krausz (do alemão). Não há tanta diferença entre as duas versões, a versão de E.T.A. Hoffmann eu diria que tem um toque mais assustador, com uma atmosfera mais sombria, entrando em contraste com a versão de Alexandre Dumas que é mais amigável e reconhecível, além de trazer mais detalhamentos.



Vale apontar alguns fatos históricos que fazem a diferença na leitura. O Natal alemão e o francês se diferem em alguns pequenos detalhes: na França os presentes só são distribuídos no dia 04 de janeiro enquanto que no alemão é na véspera de Natal. Outro ponto curioso é o Papai Noel. Quem trazia os presentes para as crianças era o Menino Jesus que avaliava se as crianças tinham ou não se comportado ao longo do ano. É preciso lembrar que a ideia do Papai Noel é algo do século XX, criado para transformar o Natal em algo diferente da ideia original da reunião da família e confraternização. Hoje temos uma visão muito mais capitalista das festividades.


Essa edição da Zahar traz ainda apresentação da pesquisadora e especialista em contos de fadas Priscila Mana Vaz e mais de 200 ilustrações de época. As ilustrações dão um charme e somam muito com a história, dando um tom clássico e mágico à leitura, ainda incorporam muito a infância.



E.T.A. Hoffmann escreveu “O Quebra-Nozes e o Rei dos Camundongos”, como uma história infantil, mas um tanto diferente do que seus contemporâneos, Irmão Grim faziam na época. Aqui os personagens principais são crianças e os brinquedos tem um papel muito importante na história. Eu indico muito essa leitura para as crianças, dependendo da idade, a leitura pode ser difícil, mas ainda aconselho.


Na trama é possível ver brigas fraternais entre os irmãos, o que pode causar uma identificação maior para as crianças. Quem não tem um irmão chato ou uma irmã enjoada com a qual se identificar? Fritz é um menino louco por exército e bonecos. Um fato curioso é o quanto os bonecos de infantaria e cavalaria faziam parte da infância dos meninos no tempo em que o livro foi escrito. É quase como se fosse incutir na criança o desejo de integrar o exército desde cedo. Percebemos isso em várias falas de Fritz. Marie é o protótipo das protagonistas de contos de fadas: inocente, ingênua e virginal, isso pode soar um pouco clichê para alguns.



A história é simples e a leitura é fluída e encantadora. Além da riqueza de detalhes, o livro incorpora muita magia em seu enredo, 'O Quebra-Nozes' é uma história mágica ideal para essa época de natal. Algumas histórias conseguem perdurar por gerações e 'O Quebra-Nozes' é uma dessas histórias. O livro é essencial, você pode achar velho demais ou até mesmo ultrapassado, mas é o famoso clássico obrigatório. A história é um conto infantil que deve ser lido por todos de qualquer idade. Recomendo para adultos e crianças!





Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page