O Restaurante no Fim do Universo Resenha
- Vinicius Monteiro
- 4 de jan. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 10 de nov. de 2024

★★★★☆
A continuação das incríveis aventuras de Arthur Dent e seus quatro amigos através da Galáxia começa a bordo da nave Coração de Ouro, rumo ao restaurante mais próximo. Mal sabem eles que farão uma viagem no tempo, cujo desfecho será simplesmente incrível.
O que você pretende fazer quando chegar ao Restaurante no Fim do Universo? Devorar o suculento bife de um boi que se oferece como jantar ou apenas se embriagar com a poderosa Dinamite Pangaláctica, assistindo de camarote ao momento em que tudo se acaba numa explosão fatal?
Não morri de amores pelo primeiro livro da série, mas aqui estou dando continuidade a essa aventura maluca dos tripulantes da nave Coração de Ouro rumo ao restaurante no fim do universo. A história de ‘O Guia do Mochileiro das Galáxias’ ainda não me prendeu. Por vários momentos, meus pensamentos se desviaram da leitura e tive que reler aquele trecho. Ainda não está claro o objetivo da série.
‘O Guia do Mochileiro das Galáxias - O Restaurante no Fim do Universo’ traz uma narrativa muito divertida e intensa dos personagens principais. Uma das coisas mais legais dessa leitura, é o fato de poder imaginar a convivência de humanos e extraterrestres, compartilhando dos mesmos ambientes e trocando experiências.
‘O Restaurante no Fim do Universo’ me ofereceu uma leitura leve e divertida. Assim como no primeiro volume, aqui não há uma aventura incrivelmente empolgante, a sensação de se estar lendo um livro infantil ainda está no ar.
Eu achei essa história bem mais contida que nesse segundo volume. No primeiro livro os acontecimentos são aleatórios, a cada página uma coisa mais louca e imprevisível aconteceu, mas em ‘O Guia do Mochileiro das Galáxias - O Restaurante no Fim do Universo’ tudo é mais linear e o livro foca em abrir uma história para um terceiro volume, ao invés de entregar uma história completa.
O humor sagaz de Douglas Adams se repete na continuidade dessa história. Os momentos sem noção e lado cômico da escrita do autor é presente assim como no primeiro livro. Eu confesso que ainda não estou curtindo esse universo e tentando entender o porque ele é tão famoso, quem sabe até o fim da saga eu descubro.
Comentarios