O Sobrinho do Mago Resenha
- Vinicius Monteiro
- 6 de set. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 25 de out. de 2024

★★★★★
A aventura começa quando Digory e Polly vão parar no gabinete secreto do excêntrico tio André. Ludibriada por ele, Polly toca o anel mágico e desaparece. Digory, aterrorizado, decide partir imediatamente em busca da amiga no Outro Mundo. Lá ele encontra Polly e juntos, ouvem Aslam cantar sua canção ao criar o mundo encantado de Nárnia, repleto de sol, árvores, flores, relva e animais.
A escrita do Lewis é bem simples e direta. Toda série 'As Crônicas de Nárnia' foi escrita para um público infanto-juvenil, há algumas complexidades presentes aqui ou ali que os adultos conseguiram se aprofundar e curtir a leitura também. Os diálogos respeitam a inteligência do leitor mais jovem, o que não é muito comum.
Esse é realmente um livro de origens, é possível perceber o quanto C. S. Lewis está apresentando os personagens e desenvolvendo o enredo. Vemos literalmente o nascimento de Nárnia como um mundo propriamente dito. O momento em que Aslan realiza a magia da criação da vida é algo quase celestial. Por conta da influência religiosa do autor, é possível comparar essa cena ao livro de Gênesis.
'O Sobrinho do Mago' é repleto de momentos de deslumbramento e o gênero de fantasia está em todos os lugares, seja com um animal falante, uma fruta mágica ou o mero passar de um animal por um prado. O mundo que Lewis cria é realmente encantador, ao nos colocar no nascimento do mundo, passamos a fazer parte dele. O livro é bem curtinho e repleto de imagens bem legais que ilustram cenas ou situações vividas pelos personagens.
Os personagens são bem arquetípicos e baseados em clichês, mas bem apresentados e desenvolvidos. O menino curioso, a menina esperta (porém responsável), a bruxa maligna e o tio ambicioso. Os personagens precisam evoluir de alguma forma ao longo da narrativa, seja para ganhar mais poderes ou aprender lições necessárias para se tornarem pessoas melhores.
O personagem Digory é como o leitor que acaba de entrar na história, assim como ele, nós também vamos duvidando e se surpreendendo com a trama. Digory é também o personagem que mais se desenvolve em 'O Sobrinho do Mago' até porque a história é focada nele.
Em 'O Sobrinho do Mago' descobrimos como foi o nascimento de Nárnia e como o mau entrou nesse mundo recém-nascido. Descobrimos como aqueles seres tão maravilhosos surgiram e o que Aslam significa para esse mundo. Mesmo sendo uma fantasia voltada para o público jovem, 'O Sobrinho do Mago' agrada e muito aos adultos. Esse é aquele tipo de livro que os pais devem ler para seus filhos e junto com eles. O universo de Nárnia é fascinante!
Kommentare