O Vento nos Salgueiros Resenha
- Vinicius Monteiro
- 9 de jul. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: há 6 dias
★★★★★
Por mais de um século, 'O Vento nos Salgueiros' e seus cativantes protagonistas encantam crianças de todas as idades. Quer os quatro amigos estejam partindo em uma aventura emocionante, quer estejam envolvidos em uma situação de total desastre ou simplesmente relaxando no rio Tâmisa, suas histórias estão entre as mais charmosas de toda a literatura inglesa. E se você tiver amigos teimosamente leais como Toupeira, Rato-d'Água, Texugo e Sapo, sente-se e aproveite a narrativa fascinante de Kenneth Grahame.
Você já olhou para um rato, um texugo ou um ouriço e se perguntou o que eles estão fazendo? Foi isso que Kenneth Grahame pensou quando os viu também, e inventou pequenas histórias sobre esses animais da floresta que vivem perto do rio. A paisagem do rio Tâmisa e arredores é baseada na casa de infância de Kenneth Grahame em Cookham Dean, onde ele e seus irmãos moravam com a avó.
Os personagens animais são completamente humanizados, mas suas personalidades e características ainda estão ligadas aos seus lados animais. Com sua sutil mistura de antropomorfismo e humor muito britânico, o livro é um conto clássico da vida e da amizade dos animais que vivem no rio.
Através da vida de vários animais antropomorfizados, o autor nos guia pelo fantástico mundo desses animais. 'O Vento nos Salgueiros' é um livro educacional porque, por meio da vida e escolhas dos personagens, Kenneth Grahame está tentando transmitir lições valiosas a todos os seus leitores, sejam eles crianças ou adultos.
Para um livro infantil, eu achei a obra surpreendentemente sombria, mas também muito emocionante em muitos momentos. A obra é ironicamente bem-humorada e divertida. A verdadeira alegria de 'O Vento nos Salgueiros' é a imagem da vida inglesa: uma visão georgiana de classe média alta do mundo em que o campo é coberto por um verão incessante e em que os dias podem ser passados à beira do rio e ver o mundo passar.
A história confirma o poder de amigos íntimos e a coragem de fazer a diferença na vida de outras pessoas. Estas podem parecer reflexões simples, mas você pode imaginar tirar um momento para observar essas experiências profundas em nossas próprias vidas do dia-a-dia?
'O Vento nos Salgueiros' de Kenneth Grahame é uma história infantil que vive nos corações e mentes de seus leitores até a idade adulta. A obra traz sabedoria, humor e significados, além de muitas passagens de grande poder literário, juntamente com personagens que perduram no inconsciente literário inglês. O livro é como carregar a Grã-Bretanha no seu bolso com muitos sentimentos.
Commentaires