O Voo da Pipa Resenha
- Vinicius Monteiro
- 7 de jan. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 2 de jan.

★★★★☆
No isolamento, o protagonista encontra na esposa a sua interlocutora, com quem passa a conversar. Os relatos do seu diário estão impregnados do afeto que nutre pelas filhas e neta, enquanto se consola em derramar declarações de amor à eterna amada. Aos poucos, atormentado pela saudade, cresce nele a ideia de ir ao encontro da esposa — passa a alimentar o desejo de morte.
'O Voo da Pipa' do escritor e dramaturgo Roberto Gerin, foi indicado ao prêmio Shell de melhor autor pela obra que se aprofunda nas questões existenciais durante um momento desolador do isolamento social.
Eu achei a obra bastante emotiva e sentimentalista para o meu gosto, mas aqui eu não achei um problema ou algo ruim. Há muita poesia e todo esse exagero do drama reforça o sentimento da alma desse homem tentando enfrentar um cenário cruel. Mesmo não curtindo muito o exagero, eu gostei demais de 'O Voo da Pipa'.
Para alma "machista" dos leitores, 'O Voo da Pipa' pode não agradar muito. O autor mergulha nos sentimentos de um homem em transformação. O personagem tem sensibilidade, ele é compreensivo, ele exala amor como esposo, pai e avô.
Apesar da fala coloquial, 'O Voo da Pipa' é muito profundo e vai permear a alma de qualquer leitor, até os de coração gelado, até eu fiquei emocionado com a leitura rsrsrs... A obra retrata o período da pandemia com um romance que traz uma incursão pela dor da saudade e a insegurança das incertezas do que pode ou não acontecer.
Se um dia você quiser explicar para os seus filhos o que foi a pandemia, esse livro pode ser uma boa dica para eles entenderem o que foi passar por esse processo. O livro traz a história de homem pela o qual o leitor também irá se identificar e também compreender outras dores.
Comments