Os Galhofeiros Crítica Cinematográfica
- Vinicius Monteiro
- 11 de ago. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 7 de jan.

★★★☆☆
O Capitão Spaulding, um notório explorador, retorna da África para comparecer a um baile de gala realizado pela Sra. Rittenhouse. Quando um quadro exposto na festa é roubado, os irmãos Marx farão de tudo para recuperá-lo.
O filme é baseado em uma peça da Broadway que os Irmãos Marx criaram e estrelaram. "Os Galhofeiros" é o segundo longa estrelado pelos Irmãos Marx, lançado em 1930, é difícil de encontrar filmes que proporcionem tanta diversão, brincadeira, sátira (a alta sociedade é falsificada sem piedade) e alegria como este.
"Os Galhofeiros", como alguns outros filmes Pré-Código, foi um candidato popular a ser relançado nos cinemas. Como estavam trabalhando sob a estrita operação do Hays Office durante esses relançamentos, os filmes foram editados quanto ao conteúdo antes de serem enviados. Essas cenas se perdem nas latas de lixo da história, o que é uma pena; embora você não possa dizer que o material aqui está totalmente higienizado, ainda parece que faltam peças.
Eu acho que muito do cenário da comédia contemporânea de hoje muitas vezes se transforma em piadas grosseiras e táticas de choque gastas, em oposição à sátira e raciocínio aguçado. Pode ser fácil, então, desconsiderar ou esquecer completamente que algumas das respostas mais inteligentes e farsas aceleradas que o mundo já viu começaram com os Irmãos Marx.
A loucura cômica dos Irmãos Marx se firma em um enredo intrusivo e bobo, cheio de desculpas para inúmeros improvisos verbais e deslocamentos elípticos, crítica da sofisticada e afetada vida da alta sociedade, expositivo diálogos e sequências francamente engraçadas.
"Os Galhofeiros" é dirigido por Victor Heerman que traz um tom indiscutivelmente teatral. Não há fluidez ou estilo no filme, o que não é surpreendente considerando que o filme veio de 1930 e ainda estava vinculado a uma grande quantidade de tecnologia bruta para fazer um filme sonoro. Os números musicais aqui morrem cedo e interrompem brutalmente o tom do longa.
O filme é um queridinho clássico para muitos amantes do cinema, pelos menos para mim é, mas o filme tem suas falhas. A comédia dos Irmãos Marx é sempre divertida de acompanhar, mas "Os Galhofeiros" escorrega no seu tom, estilo, e tem muitas cicatrizes de sua época.
Comments