Pegando Fogo! Resenha
- Vinicius Monteiro
- 30 de dez. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 28 de dez. de 2024

★★☆☆☆
Katie Ellison é uma mentirosa de mão-cheia e ainda por cima guarda um grande segredo sobre seu antigo melhor amigo, Tommy, que, quatro anos antes, criou um sério tumulto e acabou saindo da cidade. Agora, ele está de volta, e Katie vai ter que decidir se prefere continuar com as mentiras para manter as aparências, ou se finalmente vai abrir a boca e aceitar que as coisas nunca mais serão como antes.
'Pegando Fogo!' tem uma escrita focada para o público pré-adolescente, isso não quer dizer que a autora precisava entregar uma história tão fraca quanto essa. Obviamente o livro não é para mim, mas existem muitos livros por aí para os mais novos que são muito bons, a faixa etária do livro não interfere muito na minha opinião, eu não gostei do livro e isso é culpa total da obra.
Meg Cabot, mais popular por sua série 'Diário de uma Princesa', tem uma maneira peculiar de criar personagens não relacionáveis e colocá-los em situações irreais e garantir ao leitor uma experiência tediosa. Tudo em 'Pegando Fogo!' soa bobo demais, eu não consigo porque muitos autores desprezam tanto a inteligência dos pré adolescentes.
Katie Ellison é uma protagonista fraca e sua jornada não vale a pena ler. É difícil acreditar que alguém tão volúvel, egocêntrico e rude pudesse construir e manter uma vida de falsa perfeição. A personagem Katie tem todos os padrões do anti-herói clássico, mas a autora desenvolve sua personagem de uma maneira bem insatisfatória se tornando uma personagem chata de acompanhar.
Uma questão fraca e duvidosa do livro, foi a visão juvenil do amor que a autora escolheu dar aos seus personagens, que só deixou o livro mais insuportável ainda para mim. Há uma compreensão incrivelmente simplista do amor que prejudica profundamente o desenvolvimento do caráter da personagem Katie, enquanto também prega falsos ideais para jovens leitores.
'Pegando Fogo!' não é um livro que alguém deveria ler se estiver procurando por uma visão inteligente e introspectiva de como as decisões que tomamos e as mentiras que contamos afetam nossas vidas, definitivamente não é um manual para vida. O livro é de certa forma viciante porque o li muito rápido, mas os personagens são sem graça e o enredo sem brilho.
Comments