Persépolis Curiosidades
- Vinicius Monteiro
- 13 de mai. de 2024
- 2 min de leitura

"Persépolis" é um filme francês de animação de 2007, baseado no romance gráfico autobiográfico homônimo de Marjane Satrapi. O filme foi escrito e dirigido por Satrapi e Vincent Paronnaud. Sua trama começa pouco antes da Revolução Iraniana, quando Marjane atinge a adolescência, e acaba quando ela é uma expatriada de 22 anos. O título é uma referência à cidade histórica de Persépolis.
Sinopse: Marjane Satrapi (Gabrielle Lopes) é uma garota iraniana de 8 anos, que sonha em se tornar uma profetisa para poder salvar o mundo. Querida pelos pais e adorada pela avó, Marjane acompanha os acontecimentos que levam à queda do xá em seu país, juntamente com seu regime brutal. Tem início a nova República Islâmica, que controla como as pessoas devem se vestir e agir. Isto faz com que Marjane seja obrigada a usar véu, o que a incentiva a se tornar uma revolucionária.
Abaixo você confere algumas curiosidades sobre a animação, e é claro que tem bastante spoilers sobre o filme.
1. O título, "Persépolis", significa "Cidade Persa" em grego. A palavra é a transliteração grega da palavra persa antiga "Parsa" ("Cidade dos Persas"). Parsa, ou Persépolis, foi uma cidade antiga que existiu na Pérsia entre 550 e 330 a.C. Suas ruínas ainda estão no sul do Irã hoje.
2. O governo do Irã enviou uma carta à embaixada francesa em Teerã para protestar contra o filme e pressionou os organizadores do Festival de Cinema de Bangkok de 2007 a retirá-lo da programação.
3. Catherine Deneuve, que dubla a mãe de Marjane, e Chiara Mastroianni, que dubla Marjane, são mãe e filha na vida real.
4. Catherine Deneuve e Chiara Mastroianni emprestaram suas vozes para as versões em inglês e francês do filme, interpretando os mesmos papéis.
5. Na festa dada pelos niilistas austríacos, o símbolo da famosa banda industrial Einstürzende Neubauten pode ser visto no lado superior esquerdo da tela.
6. Na graphic novel, o pai de Marjane conta a Marjane que alugou "A Doce Vida" (1960). 'Marcello Mastroianni', pai de 'Chiara Mastroianni' (Marjane) e ex-parceiro de 'Catherine Deneuve' (mãe de Marjane), teve um papel principal no filme.
O filme estreou no Festival de Cannes de 2007, onde recebeu o prêmio do júri. Em seu discurso, Marjane disse que "apesar desse filme ser universal, eu gostaria de dedicar o prêmio a todos iranianos". No Brasil, foi lançado em 30 de outubro de 2007 no Festival Internacional de São Paulo e em 23 de fevereiro de 2008 no circuito comercial.
"Persépolis" foi escolhido pelo governo francês para representar o país na disputa ao Oscar de melhor filme estrangeiro, apesar de não ter sido indicado na categoria, foi um dos três indicados ao prêmio de melhor filme de animação, mas acabou perdendo para "Ratatouille".
Comentarios