Ponto de Impacto Resenha
- Vinicius Monteiro
- 1 de mai. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 27 de dez. de 2024

★★★☆☆
A agência espacial encontra um enorme meteorito enterrado na geleira Milne, no alto Ártico, contendo fósseis. Para evitar especulações sobre a autenticidade do meteorito, a Casa Branca convoca Rachel Sexton, analista do NRO e filha do adversário do presidente, para verificar os dados levantados pela NASA. Quando começam a levantar suspeitas de fraude, os cientistas passam a ser caçados por uma equipe de assassinos profissionais.
Dan Brown, assim como em seus outros livros, traz ao leitor muitas informações científicas, que não deixa o leitor perdido, mas também não aprofunda no tema, deixando tudo superficial para o leitor não ficar boiando na história. O livro mais uma vez deixa transparente a pesquisa do autor para escrever esta história.
O autor sabe desenvolver o enredo, envolvendo o leitor dentro dos cenários e personagens, a trama sempre ganha um fôlego com as muitas reviravoltas. Em todo momento o leitor terá um mistério para desvendar, que o faz ficar atento e preso ao livro, e quando menos esperamos, o jogo vira e tudo o que achávamos não é mais a verdade.
A narrativa de 'Ponto de impacto' é muito parecida com 'Fortaleza Digital'. Para quem já leu mais de um livro de Dan Brown, já perceberam que a receita do bolo é a mesma em suas obras, e isso me incomoda um pouco.
O livro é composto por personagens um pouco estereotipados envolvendo cientistas, políticos e agentes, também um traço comum do autor em suas obras. Além das reviravoltas, os capítulos são curtos e cheios de ação, suspense e aventura, que ajudam o leitor a terminar o livro rapidamente.
'Ponto de impacto' não funcionou muito para mim. Os personagens passam por situações tipo “forçação de barra”, que fica difícil para qualquer leitor engolir. O livro tem muitos elementos de ação cinematográfica, que Dan Brown tem muito o costume de usar em seus trabalhos, mas que para mim não funciona também, pois nos livros soa estranho.
O livro tem alguns problemas de ritmo. A obra começa bem e é muito forte quando o autor está explorando os acontecimentos ligados ao meteorito, aos fósseis e ao Ártico. Em certo momento o livro deixa isso de lado e passa a explorar as tentativas de assassinato dos personagens principais da trama, o que deixa a trama mais lenta e que entrega ao leitor um final muito apressado.
O que eu mais curti com a leitura de 'Ponto de Impacto' não foi o desenvolvimento e o desfecho de sua história, mas os vários pontos de vista que o autor inseriu ao longo da trama, seja a favor ou contra a NASA. O livro me fez pensar muito sobre o dinheiro investido nessas agências, para um avanço ou simplesmente para manter o orgulho nacional dos norte-americanos.
Para quem gosta de Dan Brown, 'Ponto de Impacto' é um livro recomendado, pois oferece a fórmula de escrita do autor. Os assuntos científicos, apesar de tratados na superficial, fazem o leitor mergulhar de cabeça na história sem ficar perdido. O enredo cinematográfico com personagens meio clichês empobrecem um pouco a obra, mas a ação e o mistério deixarão qualquer leitor grudado nas páginas.
Comments