Questão de Raça Resenha
- Vinicius Monteiro
- 11 de ago. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 25 de abr. de 2024

Esse texto pode conter possíveis SPOILERS.
Sinopse: Publicada no Brasil pela primeira vez em 1994, esta coletânea de ensaios logo se tornou um clássico. Nela, o sociólogo norte-americano Cornel West, referência nos estudos de raça nos Estados Unidos, reflete sobre temas como a crise de liderança na comunidade negra, os mitos sobre a sexualidade dos negros e o legado de Malcolm X. Passados mais de vinte anos, as ideias de West continuam relevantes e provocadoras, e são um chamado à luta por todo o mundo.
Resenha: Cornel West mostra uma disposição revigorante para confrontar assuntos delicados. O sociólogo é forte em suas palavras ao criticar opiniões contrárias a sua, ao mesmo tempo que abre a sua cabeça para escrever aquilo que acredita.
'Questão de Raça' traz um contexto social dos EUA e está profundamente ancorado no contexto histórico do início dos anos 1990, quando foi publicado pela primeira vez. West dedica dezenas de páginas de análise às audiências de Clarence Thomas, aos tumultos em Los Angeles e ao assassinato de Yankel Rosenbaum.
A leitura me deixou um pouco distante, pois os fatos descritos aqui são antigos. O livro não traz um contexto histórico para mostrar melhor o posicionamento das opiniões de Cornel West.
'Questão de Raça' está cheio de ideias e análises instigantes, de um estudioso tentando encontrar uma estrutura única e coerente para entender uma questão muito complexa. O autor descreve a difícil tarefa de ser negro em um meio tão racista, e seus escritos são um valioso acréscimo ao debate sobre racismo. Um bom livro para quem está afim de abrir a mente sobre racismo.
Nota: 7
Yorumlar