Ressurreição Resenha
- Vinicius Monteiro
- 2 de out. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 21 de out. de 2024

★★★★★
No Rio de Janeiro do século XIX, o Doutor Félix troca de amantes a cada seis meses ("os meus amores são todos semestrais; duram mais que as rosas, duram duas estações") e rompe com a última delas, Cecília. Viana, seu amigo, apresenta-lhe a irmã Lívia, uma bela mulher, viúva há dois anos, mãe de um menino de cinco anos. Começam a se relacionar como amigos, mas ao fim de alguns encontros e de algumas valsas os dois se apaixonam. De início vivem um amor discreto, oculto da sociedade. Porém, vários conflitos passam a ocorrer devido ao ciúme e desconfiança do protagonista. Depois de muitas idas e vindas, Felix acaba pedindo a viúva em casamento, mas volta atrás na véspera do matrimônio por causa de uma carta anônima com acusações falsas contra Lívia. Graças à intervenção do amigo Meneses, Félix se arrepende de seu gesto impensado e tenta se reconciliar, mas agora é Lívia quem não quer mais se casar com o médico desconfiado e instável. "As dúvidas o acompanharão onde quer que nos achemos, porque elas moram eternamente no seu coração", diagnostica Lívia.
Primeiro romance de Machado de Assis, publicado em 1872, 'Ressurreição' foi uma obra bem recebida pelo público e pela crítica da época. Nessa obra estão alguns dos traços de sua escrita: uma análise profunda dos personagens e o desenvolvimento de muitas íntegras, dentro de sua comum narrativa complexa.
A narrativa vem de um narrador-observador que nos traz com detalhes o que se passa na história. Isso ajuda o leitor a perceber como são as relações sociais, afetivas e de amizade dos personagens. Ele é um grande observador da sociedade carioca do período e nos dá esse retrato bem interessante.
Machado de Assis faz uso de palavras um tanto difíceis como pusilânime, tílburi e outras mais. São expressões que ao longo do tempo caíram em desuso por diversos fatores e hoje ninguém sabe o que realmente significam. Para alguns a leitura pode ser "difícil" por se tratar de uma escrita de uma outra época.
'Ressurreição' tem muitas frases com as orações invertidas. Esse detalhe atrapalha um pouco o entendimento dos trechos lidos, para os leitores que acham a leitura complicada podem se perder ainda mais com essa obra. A obra é curta e tudo acontece muito rápido. Os personagens se envolvem e se apaixonam em questão de dias, seus sentimentos são meio exagerados, como era comum nesse período literário.
Machado de Assis escreve um romance, mas não entrega algo meloso. O autor se preocupa em mostrar as características e o psicológico dos personagens. Um ponto que me desagradou um pouco foi as idas e vindas do casal que tirou um pouco meu interesse pela trama, chegou uma hora que estava bem cansativo o namora-não-namora entre Felix e Lívia.
Um ponto que me chamou muito atenção na escrita de 'Ressurreição' é que as coisas nunca são ditas com clareza, os personagens rodeiam nas conversas e muita coisa não é contada um para o outro. O que dá margem a diversas interpretações para ambos os lados sobre o que cada um está sentindo em relação ao outro.
O autor traz muitas referências da mitologia, o que talvez fosse a “cultura pop” da época, comparando situações e atitudes dos personagens com histórias e mitos presentes nas tais mitologias. Isso pode ficar confuso caso o leitor não conheça muito sobre a temática e fica meio perdido sem saber direito o que significa determinado ponto.
A história é contada de forma linear e sem grandes novidades na narração, que não conta com aquela ironia marota que tanto gostamos na fase realista e nem com as conversas diretas com o leitor. A ideia, num geral, é demonstrar o espírito perturbado de Félix a partir da dualidade entre o amor e o ódio.
'Ressurreição' não me pegou de surpresa como nas outras obras de Machado de Assis. É interessante ler essa primeira obra do autor, pois você consegue sentir uma certa crueza na escrita, um estilo começando a ser desenvolvido aqui. É uma leitura boa e interessante, que vai criando grandes expectativas para as outras histórias mais famosas do autor.
コメント