Senhor das Moscas Resenha
- Vinicius Monteiro
- 23 de out. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 23 de ago. de 2024

Esse texto pode conter possíveis SPOILERS.
Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial, um avião cai numa ilha deserta e os únicos sobreviventes são um grupo de meninos. Liderados por Ralph, eles procuram se organizar enquanto esperam um possível resgate. Mas aos poucos esses garotos aparentemente inocentes transformam a ilha numa visceral disputa pelo poder, e sua selvageria rasga a fina superfície da civilidade.
Resenha: Em 1954, William Golding escreveu 'Senhor das Moscas', quando o mundo estava no meio da silenciosa, mas aterrorizante, Guerra Fria. A obra não é apenas uma história de meninos que sobreviveram à queda de uma avião; é um romance alegórico sobre os conflitos entre selvageria e civilização.
A obra não é apressada, mas se estende um pouco demais em alguns momentos. Em cada capítulo eu ficava com vontade de ler o próximo. Embora 'Senhor das Moscas' seja uma história relativamente simples, eu achei a escrita de William Golding rica e todo seu simbolismo inteligente. A leitura das entrelinhas permitirá ao leitor compreender e apreciar as dicas sombrias que tornam esta história verdadeiramente emocionante e magnífica em todos os aspectos.
'Senhor das Moscas' não é apenas um livro sobre meninos se tornando independentes, ele tem um significado mais profundo e sutil. Durante a leitura me questionava o que realmente significa ser imoral e o verdadeiro significado do mal. William Golding nos lembra que todos nós temos capacidade para a escuridão e a crueldade.
O livro também coloca a interessante questão política da democracia versus autoritarismo. Deveríamos ser forçados a seguir alguém que é considerado um líder “racional” ou “moral”? Ou ser autorizados a seguir aquele que apresenta uma visão que mais se alinha com os nossos desejos, sejam eles quais forem?
William Golding é muito inteligente ao usar os seus personagens para dar vida às suas opiniões e críticas. Apesar dos personagens serem construídos sob ideias, eles têm um bom desenvolvimento que descreve muito bem a ideia que os representam. O personagem Ralph, por exemplo, é retratado como tendo cabelos loiros e olhos azuis, a receita perfeita para a inocência. Ele é arrogante e despreocupado e a perspectiva de ter uma ilha inteira só para ele é certamente atraente. No entanto, à medida que o tempo passa e as coisas saem do controle, Ralph amadurece e percebe que a vida não se trata apenas de quantos amigos você tem e quão popular você é.
Eu recomendaria este livro para adolescentes, tanto meninos quanto meninas, que desejam experimentar algo diferente. Eu posso lhe garantir que você terminará o livro com uma visão nova do mundo ao seu redor. O simbolismo significativo é bastante fácil de compreender, se você está procurando um pequeno livro clássico para começar a ler clássicos, então 'Senhor das Moscas' é um ótimo livro para começar.
Nota: 8
コメント