Sobrevivi a Chernobyl Resenha
- Vinicius Monteiro
- 18 de abr. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 22 de mar.

★★★★★
Sexta feira, 25 de abril de 1986. Um dia que mudou o mundo e que ficará especialmente gravado na memória de milhares de pessoas, que trabalharam na maior tragédia nuclear do mundo e tiveram suas vidas impactadas para sempre. Este livro, resultado de um ano extenso de pesquisa e entrevistas, apresenta relatos incríveis do que realmente aconteceu naquele fatídico dia, contados por quem viveu o maior desastre nuclear da história.
Eu me surpreendi muito ao ler 'Sobrevivi a Chernobyl'. Apesar do Chernobyl ser um desastre muito conhecido no mundo, pouco se sabe profundamente sobre ele. O livro traz uma visão assustadora sobre um dos maiores desastres da história mundial.
Repleto de imagens, algumas inéditas, 'Sobrevivi a Chernobyl' fará o leitor mergulhar em fatos omitidos, informações confidenciais à época e enxergar o impacto que essa guerra invisível causou e causa até hoje. O livro é bem direto, é possível lê-lo bem rápido. Sem rodeios, ele traz bastante informações, e de maneira bem simples, sabe explicar os efeitos da radiação no corpo, os efeitos que o desastre causou, socialmente e politicamente, e os efeitos causados até hoje, nas pessoas e no meio ambiente.
Muitas coisas me chamaram a atenção nessa leitura, mas para mim o que mais me chocou foi o quão o governo foi irresponsável com o desastre. A maneira como o estado agiu com a situação, foi de uma maneira tão cruel, que me deixou horrorizado. Muitas pessoas foram contaminadas e até hoje sofrem as consequências, e muito poderia ter evitado, se tivessem tido compaixão e medo da força da radiação.
O desastre também mostrou a incompetência de se trabalhar com a energia nuclear e também o pouco caso dos efeitos que a radiação pode causar. Ao ler 'Sobrevivi a Chernobyl' fiquei bastante chocado pela força brutal que a radiação tem, além da contaminação, ela também causa um calor insuportável, além de ser algo completamente mortal. Até hoje há casos de pessoas que nascem com deficiência ou algum problema devido a radiação que seus antepassados carregam em seus corpos.
Um outro ponto que me deixou indignado, foi a maneira que o governo colocou o seu exército, profissionais da saúde e bombeiros para combaterem essa guerra invisível. De uma maneira completamente irresponsável e sem o mínimo de sabedoria e inteligência, centenas de pessoas morreram tentando controlar a radiação. Muitos desses profissionais eram enviados ao reator sem nenhum tipo de proteção, alguns morreram segundos antes de chegar ao local, devido ao calor e a forte exposição a radiação, é simplesmente revoltante.
'Sobrevivi a Chernobyl' fará o leitor deixar de lado toda a visão hollywoodiana sobre o desastre de Chernobyl, e passará a se conscientizar sobre a real força nuclear. Conheça a história real e incrível do maior desastre nuclear do mundo, contada em detalhes por pessoas que viveram as várias etapas do evento que mudaria a história da humanidade para sempre.
Comments