Os Livros Favoritos do Trevor Noah
- Vinicius Monteiro
- 29 de mar. de 2024
- 5 min de leitura
Atualizado: 24 de mai. de 2024

"Minha mãe levava para casa caixas que pessoas brancas tinham doado – livros ilustrados, livros de capítulos, qualquer livro que ela pudesse colocar as mãos."
Trevor Noah
Trevor Noah é um comediante, escritor, produtor, comentarista político, ator e apresentador de televisão sul-africano. Ele foi apresentador do "The Daily Show", talk show noturno americano e programa de notícias satíricas no "Comedy Central", de 2015 a 2022. Noah ganhou vários prêmios, incluindo dois Primetime Emmy Awards. Ele foi nomeado uma das "35 pessoas mais poderosas da mídia de Nova York" pelo The Hollywood Reporter em 2017 e 2018. Em 2018, a revista Time o nomeou uma das cem pessoas mais influentes do mundo. Em 2023, ganhou o Prémio Erasmus.
Seu livro de memórias "Born a Crime" foi publicado em novembro de 2016 e foi recebido favoravelmente pelos principais revisores de livros dos EUA. Além do autor, sua mãe tem um papel central no livro, enquanto seu pai é mencionado apenas ocasionalmente. Tornou-se um número 1 New York Times Bestseller e foi nomeado um dos melhores livros do ano pelo The New York Times, Newsday, Esquire, NPR e Booklist.
Noah descreve os livros que leu enquanto crescia como seus bens valiosos. Ele "amava fantasia, adorava se perder em mundos que não existiam" e era particularmente atraído pelas palavras maravilhosas de Roald Dahl. A linguagem é um tema recorrente ao longo do livro, e Noah sublinha a sua ligação incontornável à identidade: "A linguagem, mais do que a cor, define quem se é para as pessoas." Citando Nelson Mandela, ele toca no poder da língua nativa para se comunicar de maneiras que transcendem as palavras: "Se você fala com um homem em uma língua que ele entende, isso vai para sua cabeça. Se você falar com ele na língua dele, isso vai para o coração dele."
Continue lendo para ver uma lista de livros que moldaram Trevor Noah.
O BGA: o Bom Gigante Amigo
por Roald Dahl
Ao acordar, Sofia dá de cara com o ser humano mais alto que já vira. O que ela não sabia é que ninguém pode ver um gigante sem se tornar seu prisioneiro. Ela vai parar na Terra dos Gigantes, sob os cuidados do Bom Gigante Amigo. Lá, conhece gigantes assustadores e, com a ajuda do BGA e da rainha da Inglaterra, inventará um plano para enfrentá-los.
A Fantástica Fábrica de Chocolate
por Roald Dahl
Charlie nunca teve muita sorte na vida. Ele mora em um casebre com os pais e os quatro avós, todos dividindo o parco espaço e tendo que jantar sopa de repolho rala todas as noites. Mas Charlie não quer repolho. O que ele quer, a comida que ele mais ama no mundo, é CHOCOLATE!
James e o Pêssego Gigante
por Roald Dahl
Depois que seus pais são atropelados por um rinoceronte, James vai morar com duas tias velhas e horrorosas em uma casa no alto de um morro. Certo dia, em uma árvore seca do jardim, nasce um enorme pêssego, habitado por estranhos insetos tamanho família. Com esses bizarros amigos, James parte para loucas aventuras em uma viagem transatlântica rumo a Nova York a bordo do pêssego gigante.
A Incrível História de Henry Sugar e outros contos
por Roald Dahl
Sete histórias extraordinárias do mestre do macabro e do inusitado. As coisas não são o que parecem, não podem ser o que parecem e, no entanto, com Roald Dahl, elas são. Tartarugas, mestres dos dedos, o tesouro de Mildenhall, até mesmo um homem que consegue enxergar de olhos fechados com sua pena, Roald Dahl trata de qualquer assunto, retorcendo a rotina diária para criar fantasias poderosas e às vezes apavorantes.
"Eu adorava livros de fantasia quando criança. Eu vivia na minha cabeça, e Roald Dahl era o melhor dos melhores. Essa coletânea de contos foi uma das minhas favoritas." - Trevor Noah
O Caminho de Casa
por Yaa Gyasi
Effia e Esi, irmãs que não se conhecem, nascem em duas aldeias tribais diferentes de Gana, no século XVIII. Effia, a moça mais bonita do lugar, é vendida pelos pais para um colonizador inglês chamado James, e viverá com conforto nas salas palacianas do Castelo de Cape Coast. Mas sua irmã Esi terá outra sorte: encarcerada abaixo dos aposentos de Effia, no calabouço das mulheres do castelo, ela logo será embarcada com destino à América, onde será vendida como escrava.
"Graças ao tráfico transatlântico de escravos, a América e a África estão ligadas de mais maneiras do que costumamos pensar. Este é um romance fascinante sobre o legado da escravidão e da supremacia branca em ambos os continentes." - Trevor Noah
E Se Estivermos Errados?
por Chuck Klosterman
Ideias se modificam. Opiniões se invertem. O que antes se considerava razoável, aos poucos começa a parecer absurdo, substituído por perspectivas modernas que, por sua vez, também parecem irrefutáveis e certas ― até, é claro, não serem mais. E se estivermos errados? analisa o mundo contemporâneo como ele será visto quando for um passado distante.
"Uma pergunta que os arquitetos do apartheid deveriam ter parado e se feito no início, e uma pergunta que tento fazer sobre minhas próprias convicções profundamente arraigadas todos os dias." - Trevor Noah
As Crônicas de Nárnia
por C. S. Lewis
Nos últimos cinqüenta anos, 'As crônicas de Nárnia' transcenderam o gênero da fantasia para se tornar parte do cânone da literatura clássica. Esta edição apresenta todas as sete crônicas integralmente, num único volume. Os livros são apresentados de acordo com a ordem de preferência de Lewis, cada capítulo com uma ilustração do artista original, Pauline Baynes.
"Tive que lutar para convencer minha mãe a conseguir os livros de Nárnia para mim." - Trevor Noah
O Pequeno Príncipe
por Antoine de Saint-Exupéry
A história narra a jornada de um garotinho com os “cabelos da cor do ouro” que vive no planeta B 612 e viaja pelo universo em busca de sabedoria e amizade. Com uma linguagem poética e delicada, Saint-Exupéry nos presenteia com uma narrativa rica em valores e que reforça a importância da simplicidade e do amor verdadeiro.
"Uma fábula maravilhosa, lindamente contada. É tão simples e, ao mesmo tempo, tão complicado." - Trevor Noah
Harry Potter e a Pedra Filosofal
por J.K. Rowling
Até os 10 anos, Harry foi uma espécie de gata borralheira: maltratado pelos tios, herdava roupas velhas do primo gorducho, tinha óculos remendados e era tratado como um estorvo. No dia de seu aniversário de 11 anos, entretanto, ele parece deslizar por um buraco sem fundo, como o de Alice no país das maravilhas, que o conduz a um mundo mágico.
"A série toda, do começo ao fim. Como 'O Senhor dos Anéis', de Tolkien, e 'Crônicas de Nárnia', de C.S. Lewis, a criação de Rowling é uma obra-prima da fantasia." - Trevor Noah
O Senhor dos Anéis
por J.R.R. Tolkien
Bilbo Bolseiro, um dos raros aventureiros desse povo, resolve ir embora do Condado e deixa sua considerável herança nas mãos de seu jovem parente Frodo. Dentre o legado de Bilbo, está o anel mágico que costumava usar para se tor nar invisível. No entanto, o mago Gandalf, companheiro de aventuras do velho hobbit, revela a Frodo que o objeto é o Um Anel, a raiz do poder demoníaco de Sauron, o Senhor Sombrio, que deseja escravizar todos os povos da Terra-média. A única maneira de eliminar a ameaça de Sauron é destruir o Um Anel nas entranhas da própria montanha de fogo onde foi forjado. A revelação faz com que Frodo e seus companheiros hobbits Sam, Merry e Pippin deixem a segurança do Condado e iniciem uma perigosa jornada rumo ao leste.
Comments