Um Cadáver Ouve Rádio Resenha
- Vinicius Monteiro
- 7 de fev. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 19 de jan.

★★★☆☆
Tudo começa quando um garoto chamado Muriçoca para na entrada do prédio para se proteger da chuva. Atraído pelo som de um frevo, sobe as escadas e se depara com o corpo de um homem caído de costas, todo ensanguentado. O cadáver encontrado é de Alexandre, um sanfoneiro de quem todos gostavam.
'Um Cadáver Ouve Rádio' é uma obra infanto-juvenil estilo romance policial escrita pelo Marcos Rey. O autor brinca com os clichês do romance policial, aproximando ou apresentando o gênero para o seu público de jovens leitores.
O autor narra em capítulos curtos a história de Alexandre de Souza, o Boa Vida, sanfoneiro de origem humilde que é encontrado morto em um prédio em reforma por Muriçoca, o primeiro suspeito, porque se demora a registrar o crime na delegacia.
A história, de ritmo bem acelerado, além de trazer um mistério gostoso de acompanhar, vai abordar muitos assuntos em suas entrelinhas, como por exemplo o racismo ou até mesmo a desigualdade social. O romance policial tem aquela pegada investigativa que tem um espírito bem nacional, e que faz o leitor investigar junto.
Um ponto negativo de 'Um Cadáver Ouve Rádio', é que o mistério é muito bem desenvolvido, mas os personagens não, é difícil gerar alguma identificação com eles, o objetivo deles é somente fazer a trama seguir em frente, não entregando muita profundidade.
Recomendo esse livro para quem gosta de se sentir um detetive e desvendar crimes. 'Um Cadáver Ouve Rádio' vai deixar qualquer leitor preso no seu mistério, já que a obra convida o leitor a desvendar o assassinato junto com os personagens. Um livro que prende a atenção numa prosa ágil e sem excessos.
Comments