google.com, pub-4979583935785984, DIRECT, f08c47fec0942fa0
top of page

Um Conto de Natal Resenha

  • Foto do escritor: Vinicius Monteiro
    Vinicius Monteiro
  • 5 de dez. de 2020
  • 3 min de leitura

Atualizado: 10 de nov. de 2024

Charles Dickens, Um Conto de Natal, blog resenha geral, blog da resenha, resenha crítica de artigo, resenha geral, resenha significado, livro, literatura, leitor, obra literária, resenha, crítica, resenha de livro, crítica de livro, blog de livro, blogs de livros, leitura, site de livro, site de livros, livro de leituras, crítica literária, leitor, leitura, frases facebook, frases de facebook, frases para facebook, frases instagram, frases para whatsapp, frases tumblr, frases para instagram, frases twitter, frases para perfil, frases para foto sozinha, frases para status, frases tumblr amor, frases para face, frases para o facebook, frases de amor tumblr, frases para fotos sozinha, frases de indiretas, frases tumblr para fotos, frases para twitter, frases para orkut, frases bonitas para facebook, frases para foto, frases para status do whatsapp, frases de superação, frase, frase de livro, citação, citação de livro, trecho, trecho de livro, análise, análise de livro, análise literária, dica de livro, indicação do livro, livro versus filme, diferença entre livro e filme, diferença entre o livro e o filme, ebook, kindle, kindle ebook, amazon kindle, ibooks, kindle books, kindle unlimited, amazon books kindle, amazon books, ebook kindle, amazon fire, nook, frase de amizade, frase de felicidade, frase de efeito, frase de motivação, livro versus filme, livro vs filme, diferença entre filme e livro, diferença entre livro e filme, livro e filme diferenças, frase do dia, livro de ficção científica, livro de ficção, livro de humor, livro de fantasia, livro de comédia, livro de ficção científica fantasia, livro de aventura, biografia, autobiografia, memórias, livro de memórias, graphic novels, quadrinhos, quadrinhos resenha, história em quadrinhos, graphic novel, natalino, livro natalino

★★★★☆


Você já leu 'Um Conto de Natal' de Charles Dickens? É um clássico atemporal natalino, responsável em habitar um dos personagens mais famosos da literatura, o senhor Scrooge, e li esse clássico pela primeira vez em 2020.


Scrooge trabalha em um escritório em Londres com o seu empregado Bob Cratchit, pai de três filhos e do pequeno Tim, que tem problemas nas penas. Na véspera do Natal, enquanto todos preparavam-se para a celebração, Scrooge, um homem avarento que domina o Natal, não via razão para tanta alegria. Até que recebe a vista do fantasma do seu falecido sócio, que se arrependeu de não ter sido bom e nem generoso em vida e acha que Scrooge tem uma chance. Segundo o fantasma, Scrooge receberá a vista de três fantasmas, que o levarão a uma viagem pelo presente, passado e futuro, para tentar salvá-lo enquanto é tempo.



'Um Conto de Natal' de Charles Dickens é uma novela que foi publicada pela primeira vez em 1843. É um livro que você pode ler em menos de duas horas, o que é diferente de muitos livros escritos por Charles Dickens. Ele usava seus livros como críticas sociais para o que estava acontecendo em seu tempo.


A importância do livro foi cimentada no Natal de 1852, quando Dickens fez leituras públicas dele para públicos educados e da classe trabalhadora. O sucesso desses eventos fez com que as leituras públicas se tornassem uma parte importante de sua carreira posterior, geralmente apresentando 'Um Conto de Natal'. A curta duração da novela e a forte mensagem moral garantiram que ela se tornasse um dos clássicos mais conhecidos do autor.



Devo confessar que apesar das inúmeras referências ao personagem Scrooge no cinema e na música, eu fiquei satisfeito com a experiência da leitura. Foi uma experiência única ler ao livro e se deparar com uma história diferente daquelas que já recontadas em tantas adaptações.


O livro bebe de fontes muito familiares em toda a sua narrativa. As críticas do autor sobre questões sociais está em todos os cantos nessa história. O personagem Scrooge é um clichê básico, um velho rabugento que vai se transformar com a magia do Natal. Esses fatores deixam a história bem previsível e um pouco encantadora para os tempos atuais, mas a obra foi que criou esse clichê, por isso ela é tão importante e influente.



Há uma coisa que eu gostei nesse livro, que foram os personagens fantasmas que visitam e levam Scrooge a uma transformação de vida. Esses personagens trouxeram um ar sombrio há uma típica história natalina, o que criou um contraste incrível.


O primeiro fantasma é o Fantasma do Natal Passado, o leitor descobre que Ebenezer Scrooge nem sempre foi uma pessoa malvada, ele gostava de Natal e respeitava os outros. Ele teve uma infância muito difícil e muitas vezes estava sozinho. Ele tinha uma amiga de quem era próximo e eles juraram se casar, mas ele a deixou ir. Scrooge mudou suas prioridades, quanto mais dinheiro ele conseguia, mais ele queria.


O próximo fantasma que visita Scrooge é o Fantasma do Presente de Natal, que ele segue de boa vontade. Embora o fantasma domine Scrooge, muito tempo é gasto vendo como seu sobrinho está feliz com sua esposa e amigos. Apesar de serem pobres, há muito riso em suas vidas. Sua família não gosta de Scrooge, mas eles brindam pela vida do velho rabugento.



O terceiro e último fantasma é o Fantasma do Natal Que Ainda Está Por Vir, naquele momento, Scrooge acabou de morrer e ninguém está de luto por ele. Eles se preocupam em obter alguns de seus pertences. A cada encontro fantasmagórico, ele é ainda mais transformado em uma pessoa mais caridosa, misericordiosa e humana. Então, no terceiro encontro, Scrooge está se arrependendo e implorando por uma segunda chance, que lhe é dada.


'Um Conto de Natal' é um clássico, sua história pode ser um clichê para os tempos modernos, mas o livro é que popularizou essa narrativa tão copiada atualmente. 'Um Conto de Natal' de Charles Dickens é uma história que nos lembra que ninguém é totalmente mau e que somos capazes de mudar nossas maneiras e hábitos ruins. A maioria de nós tem uma segunda chance, mas nem todo mundo faz uso dela.






Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page